Coimbra  13 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Caminhada da ULS Coimbra assinala Dia do Doente com AVC

25 de Março 2024 Jornal Campeão: Caminhada da ULS Coimbra assinala Dia do Doente com AVC

O Serviço de Neurologia/Unidade de AVC da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra vai assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC com uma caminhada no dia 6 de Abril.

A iniciativa tem como propósito alertar a população para o acidente vascular cerebral (AVC) enquanto doença prevenivel e tratável.

Em todo o mundo estima-se que, por ano, 15 milhões sofrem um AVC e, desses, seis milhões não sobrevivem. Na Europa Ocidental, Portugal é o país com a mais elevada taxa de mortalidade.

Das diversas actividades assistenciais da Unidade de AVC da ULS Coimbra destaca-se que se trata da única unidade de saúde nacional a integrar o projecto europeu HARMONICS, o qual visa a implementação de uma solução digital inovadora focada no acompanhamento e gestão dos cuidados de saúde ao doente com AVC após a alta hospitalar, envolvendo todos os níveis de cuidados de saúde em duas regiões europeias, Coimbra e Catalunha.

O projecto HARMONICS teve início em Janeiro de 2023 e pretende contribuir para o aumento de qualidade de vida do doente com AVC e de eficiência dos sistemas de saúde. Na ULS Coimbra incorpora os serviços de Neurologia, Medicina Física e Reabilitação, Psiquiatria, Serviço Social e Unidade de Inovação e Desenvolvimento.

A 6 DE ABRIL

A caminhada que vai já na sua 10.ª edição tem um percurso que se estende por 9 km e um grau de dificuldade 2, sendo aberta à população em geral, gratuita, tendo com ponto de encontro os Hospitais da Universidade de Coimbra (piso 1), pelas 9h15.

Recomenda-se o uso de roupa adequada às condições meteorológicas, calçado confortável para caminhada e o necessário suprimento alimentar/água, para o período da manhã.

Segundo a organização, não há seguro de grupo, pelo que cada participante caminha por sua conta e risco. Cada participante deve conhecer o seu estado de saúde e as suas reais condições de participação e assumir todos os riscos associados ao decorrer do evento.