Coimbra  19 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmaras requalificam ponte da Trémoa

6 de Janeiro 2017

As câmaras municipais de Miranda do Corvo e de Coimbra propõem-se requalificar a ponte da Trémoa, a necessitar de amplas obras de reabilitação.

A ponte, que atravessa o rio Dueça (entre as povoações de Trémoa e de Trémoa de Cima), constitui uma infra-estrutura intermunicipal que delimita os dois concelhos.

Na próxima reunião da CMC, irá ser analisada e votada a minuta de um contrato interadministrativo de acordo de parceria entre os dois municípios para intervenção conjunta na referida obra de arte.

Os melhoramentos previstos contemplam o aumento do vão livre para 11 metros e construção de novo encontro em betão armado sobre fundação em quatro estacas de betão armado. O tabuleiro irá ser alargado para oito metros, com cinco de faixa de rodagem e passeios de 1,50 metros.

A intervenção prevê ainda drenagem superficial do tabuleiro e das áreas adjacentes aos dois encontros da ponte, repavimentação dos dois terços adjacentes à infra-estrutura afectados pela intervenção e sinalização e pinturas rodoviárias das áreas contíguas.

A intervenção tem um custo estimado em perto de 60 000 euros, a suportar por ambas as câmaras. Os municípios de Coimbra e Mirando do Corvo comprometem-se ainda a assegurar a gestão e conservação conjuntas da infra-estrutura rodoviária, de modo a garantir a sua utilização dentro das condições necessárias de mobilidade e de segurança para o trânsito e a circulação de pessoas e bens.

A necessidade de intervir na ponte da Trémoa mantém-se, apesar de acções já efectuadas, nomeadamente de limpeza da vegetação nos encontros e taludes adjacentes, melhoria das condições de drenagem superficial e lateral e colocação de testemunhos em gesso para controlo da fissuração existente.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com