Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara quer presença institucional de Coimbra na Web Summit 2022

4 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Câmara quer presença institucional de Coimbra na Web Summit 2022

A Câmara Municipal de Coimbra anunciou, esta quinta-feira, que vai estar presente institucionalmente na próxima edição da Web Summit, em 2022.

A autarquia refere que “quer garantir a presença institucional da cidade no evento, junto das startups e das empresas do concelho, de forma a promover o potencial da comunidade empreendedora de base tecnológica de Coimbra e captar novos parceiros e investidores para a região”.

Os vereadores Miguel Fonseca e Carlos Lopes estiveram, ontem, na Web Summit 2021, que está a decorrer, até hoje, em Lisboa. Os autarcas visitaram os stands das startups e empresas do concelho e realizaram reuniões com potenciais interessados em desenvolver parcerias com Coimbra. “É fundamental que Coimbra esteja presente institucionalmente, de uma forma agregadora, na próxima edição do evento”, considera o vereador Miguel Fonseca.

De acordo com o Município, “esta foi a primeira visita oficial de representantes da Câmara de Coimbra à Web Summit, um dos mais importantes eventos mundiais de tecnologia, empreendedorismo e inovação, que desde 2016 se realiza em Lisboa (o evento era antes realizado em Dublin)”.

A parceria entre o Governo e a Web Summit vai manter a conferência na capital portuguesa até 2028 e Coimbra quer garantir a presença institucional da cidade já na próxima edição do evento.

“Coimbra é uma cidade de referência na área da tecnologia e da inovação. Existe um ecossistema de startups de base tecnológica com enorme potencial, é exemplar a ligação entre as instituições de ensino e as empresas, entre o conhecimento e a sua aplicação prática, temos uma das quatro empresas unicórnio portuguesas em Coimbra, outra a operar a partir de cá, e tantos outros exemplos de empresas que se encontram no topo dos rankings de tecnologia e inovação. É importante agregar todas estas forças e promover Coimbra como uma marca única” – defende o vereador da Economia, Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca.

O objectivo passa, pois, por “assegurar a presença institucional da cidade junto das startups e empresas do concelho, de forma a promover o potencial da comunidade empreendedora de base tecnológica de Coimbra e captar novos parceiros e investidores para a região”.

“Não há melhor local para promovermos as nossas tecnológicas, para trocarmos contactos e criarmos rede, para conhecermos o que de melhor se faz lá fora”, considera, ainda, Miguel Fonseca, acrescentando que foi “muito positiva” a visita à Web Summit e às várias startups e empresas do concelho que marcaram presença no evento, nomeadamente a Buildtoo, Cityoo, Cre-mar, Mobleet, MyDataManager, Neuraspace, Oreyeon, Penthack, Primelayer, Spotlite, Stratio, United Boutiques e Youship.