Coimbra  27 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara Municipal de Coimbra acolhe 16 estagiários no âmbito do PEPAL

4 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Câmara Municipal de Coimbra acolhe 16 estagiários no âmbito do PEPAL

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai acolher 16 estagiários no âmbito do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL), um projecto que visa proporcionar a jovens licenciados o desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho e potenciar a respectiva empregabilidade.

Os estagiários foram integrados em diversos gabinetes, divisões e departamentos da autarquia, nomeadamente no Gabinetes de Apoio ao Investidor, Gabinete de Apoio às freguesias, nas divisões de Modernização Administrativa, Intervenção e Acção Social, Desporto e Juventude, Educação, Estudos e Projectos, nos departamentos Jurídico, de Administração Geral, de Cultura e Turismo, no Serviço Municipal de Protecção Civil e nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Esta é a 6.ª edição do PEPAL, que tem como objectivo “proporcionar o desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho a um leque mais abrangente de destinatários, potenciando a respectiva empregabilidade”, pode ler-se no website da Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL), em www.portalautarquico.dgal.gov.pt.

Os estagiários que iniciaram agora funções na CM de Coimbra têm licenciaturas, ou habilitações equivalentes, nas áreas de Direito, Auditoria e Sistemas de Gestão, Psicologia, Gestão de Turismo (Tradução Inglês e Francês), Desporto, Ciências da Nutrição/Dietéctica e Nutrição, Contabilidade, Gestão, Arquitectura, Marketing e Comunicação, Protecção Civil e Geologia.

Recorde-se que a CM de Coimbra abriu 45 lugares para estágios PEPAL em Outubro do ano passado. Contudo, com a pandemia da covid-19, o consequente confinamento e as medidas de contingência para a não propagação do vírus, o programa acabou por ser formalmente suspenso pela DGAL. Só em Agosto, o Conselho de Ministros deliberou permitir “às entidades promotoras retomarem a celebração de novos contratos” e cessou “a suspensão de todos os prazos relativos aos respectivos procedimentos”. Devido a estas alterações muitos dos estagiários acabaram por desistir e os lugares ficaram agora por preencher. A CM de Coimbra prepara-se para abrir novos concursos para esses lugares.

Refira-se, ainda, que o regime do PEPAL, considerando a especificidade de cada autarquia local, “possibilita a selecção dos candidatos a estágio a nível local, onde as entidades promotoras são directamente responsáveis no recrutamento e selecção dos candidatos, utilizando métodos de escolha diferenciados, mas assegurando a transparência e isenção, através da integral publicitação dos critérios de avaliação”, lê-se no website da DGAL.

Todo o processo referente à 6.ª edição do PEPAL na CM de Coimbra pode ser consultado em https://www.cm-coimbra.pt/areas/transparencia/recursos-humanos/procedimentos-concursais/pepal/6a-edicao.