Coimbra  3 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara Municipal da Lousã reforça apoios no âmbito da acção social escolar

23 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Câmara Municipal da Lousã reforça apoios no âmbito da acção social escolar

A Câmara Municipal da Lousã reiniciou o projecto do Regime da Fruta Escolar, um programa cofinanciado pelo IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas.

A iniciativa destina-se aos alunos do 1.º Ciclo e prevê a distribuição de uma peça de fruta duas vezes por semana.

De referir que a autarquia consciente da importância desta medida e no âmbito das políticas de educação e acção social escolar definidas no concelho, alargou este projecto, há já alguns anos, a todas as crianças da Rede Pública do Pré-Escolar, tendo vindo a aumentar a oferta do número de peças de fruta por semana, sendo, neste momento, um programa de distribuição diária, isto é, cinco vezes por semana.

O objectivo é sensibilizar os alunos e as suas famílias, para a importância da fruta e da sua inclusão na alimentação diária e também contribuir para a promoção de hábitos de consumo de alimentos mais saudáveis e benéficos para a saúde das populações mais jovens.

De notar que este projecto se insere num conjunto mais alargado de acções que a Câmara Municipal da Lousã tem implementado no âmbito do programa “Alimenta-te bem. Cresce saudável”, um programa que passa também pela qualidade alimentar nos refeitórios escolares, entre outras medidas de cariz mais regular ou pontual.

Inserido no mesmo programa irá iniciar-se, a partir do dia 26 de Outubro, o fornecimento de lanches aos alunos do Pré-Escolar da Rede Pública que frequentam Actividades de Animação e Apoio à Família.

Estes lanches, que irão complementar o projecto de oferta de fruta, da Câmara Municipal, e do leite escolar, do Ministério da Educação, pretendem ser uma resposta para as crianças que estão mais tempo no Jardim de Infância e sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável.