Coimbra  23 de Abril de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara Municipal apresenta sete novos mini-autocarros para os SMTUC

26 de Abril 2017 Jornal Campeão: Câmara Municipal apresenta sete novos mini-autocarros para os SMTUC

A Câmara Municipal de Coimbra investiu cerca de 418 000 euros na aquisição de sete mini-autocarros para colocar ao dispor dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos (SMTUC).

Três dos sete exemplares foram apresentados, hoje, junto aos Paços do Concelho, pelo executivo camarário, que aproveitou a ocasião para apresentar outros dois mini-autocarros híbridos que irão fazer a ligação entre a “Alta” de Coimbra e o Parque Verde da cidade.

Os sete novos mini-autocarros vão estar disponíveis para todas as linhas, com destaque para a n.º 41 (Santa Clara – Vale das Flores) e a 42T («Baixa» – Vale de Canas), no período diurno, e para os circuitos de menor procura no período nocturno e aos fins-de-semana.

Foram apresentadas três novas viaturas, sendo que as restantes, da mesma tipologia, serão entregues no decorrer deste ano. Estes mini-autocarros, com capacidade para 22 passageiros, estão equipados com ar condicionado e apresentam um nível de emissão de poluentes que cumprem as normas ambientais EURO VI.

No caso dos dois mini-autocarros que serão utilizados para a “Linha do Botânico”, as suas características passam por serem híbridos e possuem lotação total de 35 lugares, dos quais 16 são sentados. Estas viaturas, que resultam de um investimento de 243 000 euros,  poderão, também, servir para a componente turística, com a possibilidade de serem descapotáveis, estando equipadas com sistema sonoro, para emissão de informação em diversas línguas.

A autarquia esclarece que “a opção pela tracção híbrida foi tomada tendo em consideração o cariz ecológico, face ao contexto ambiental do percurso a que serão afectos, nomeadamente a ligação ‘da Traição à Alegria pelo Botânico’”.

A Câmara Municipal está esperançosa que esta ligação possa estar concluída antes do Verão, até porque segundo o presidente da autarquia, Manuel Machado, ela se encontra “praticamente concluída”.

O percurso vai fazer uma ligação do “Parque Verde e dos parques de estacionamento” que existem nessa zona ribeirinha com o Polo I da Universidade de Coimbra.

Os autocarros vão circular “num horário de Sol a Sol” (o Jardim Botânico fecha os portões à noite por razões de segurança), permitindo “a circulação das pessoas, visando atraí-las para estacionar os automóveis nos sítios de aparcamento disponíveis na zona ribeirinha.

O projecto visa “reduzir a pressão automóvel no Polo I, que não tem condições para acolher tantas viaturas”. A intervenção foi, entretanto, interrompida devido à necessidade de trabalhos arqueológicos numa parte do percurso, cujos trabalhos já terminaram, sendo, agora, apenas necessária “a reposição dos pavimentos para que haja circulação” dos dois mini-autocarros.

A aposta do Município na renovação da frota dos SMTUC é “fundamental para a redução dos custos associados à manutenção dos veículos que já possuem e exploração do sistema de transporte público”. Assim, sublinha a Câmara Municipal, é possível “melhorar as despesas gerais dos Serviços Municipalizados, proporcionando uma garantia adicional na fiabilidade dos equipamentos e uma melhoria em termos ambientais” e, claro, “uma oferta de transporte público de passageiros com mais qualidade”.

 

Novos bus linha Botânico

Novos bus SMTUC