Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara e Biblioteca Municipal da Lousã reabrem ao público amanhã

10 de Maio 2020

Os serviços municipais da Lousã, entre os quais se encontram os afectos à Câmara e a Biblioteca Municipal, reabrem esta segunda-feira (11) ao público.

Ainda que com diversas medidas de segurança, protegendo assim funcionários e munícipes, os serviços vão reabrir e voltar a receber os cidadãos.

Na Câmara Municipal, o horário de funcionamento, temporário, será entre as 09h00 e as 15h00 e obedecerá a diversas regras de segurança, nomeadamente o uso obrigatório de máscara (pelos munícipes e trabalhadores), horário limitado para atendimento presencial (entre as 10h00 e as 13h00), número máximo de três visitantes em permanência e registo dos mesmos e o cumprimento das medidas de distanciamento social.

De referir que, para garantir as condições de segurança, foram reconfigurados os espaços de atendimento e serão instalados equipamentos de protecção como, por exemplo, barreiras acrílicas.

“A Câmara Municipal apela, por isso, ao todos os munícipes para que sejam utilizados, preferencialmente, os canais digitais existentes, como o email (geral@cm-lousa.pt) ou o contacto telefónico (239 990 370 (Geral) | 239 990 375 (Acção Social e Educação), em detrimento do atendimento presencial”, refere a autarquia.

Contudo, nos casos em que o atendimento presencial tenha que ser realizado, “solicita-se o seu agendamento através de contacto telefónico prévio”.

Dando cumprimento ao plano de desconfinamento, também a Biblioteca Municipal Comendador Montenegro iniciará a sua actividade amanhã, mas de forma condicionada. Assim, a Sala de Leitura “abrirá, em dois turnos diários, das 10h00 às 11h30 e das 11h30 às 13h00, por marcação, para leitura de presença, estudo ou consulta de obras ou documentação diversa, não sendo possível a permanência de mais de seis leitores em simultâneo, cumprindo-se assim as recomendações da Direcção Geral de Saúde”, sublinha o Município.

Refira-se que está, por enquanto, vedada a leitura de revistas e jornais, bem como outras valências da Biblioteca, nomeadamente a Sala Infanto-Juvenil e o auditório que não podem, ainda, receber público.

Os serviços de empréstimo/requisição e de devolução de obras estarão disponíveis entre as 10h00 e as 13h00.

O catálogo da Biblioteca pode ser consultado em http://biblioteca.cm-lousa.pt/Opac/Pages/Help/Start.aspx, para consulta e requisição. As obras serão depois levantadas pelo utente na Biblioteca Municipal.

As marcações e requisições poderão ser efectuadas através do email biblioteca@cm-lousa.pt ou via telefone – 239 990 383 (das 09h30 às14h30).

“Para cidadãos em situação de vulnerabilidade, que o solicitem, as obras poderão ser requisitadas pelas mesmas vias, sendo combinada a sua entrega e levantamento no domicílio”, adianta a autarquia.