Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Poiares amortizou quase sete milhões de euros à dívida em oito anos

3 de Maio 2022 Jornal Campeão: Câmara de Poiares amortizou quase sete milhões de euros à dívida em oito anos

A Câmara de Vila Nova de Poiares amortizou quase sete milhões de euros desde 2013 à dívida, que se situa agora nos 13,5 milhões de euros, divulgou o Município, relativamente ao relatório de contas de 2021.

O Relatório de Gestão e de Actividades da Prestação de Contas foi aprovado por maioria na última Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares, com os votos favoráveis do PS, contra do PSD e abstenção da CDU, informou, esta terça-feira, a autarquia.

O presidente da Câmara, João Miguel Henriques, realçou que a dívida global do Município em 31 de Dezembro de 2021 era de 13,5 milhões de euros, o que representou “uma amortização de quase sete milhões de euros à dívida” desde que tomou posse como líder da autarquia, em 2013.

Esta é uma redução de 33,87% da dívida, algo que o autarca classificou de “bem representativo e significativo da responsabilidade e esforço” com que o Executivo tem gerido as finanças.

No final de 2021, o Município também regista “a não existência de dívidas a fornecedores, sendo que o prazo médio de pagamentos é agora de seis dias”.

Já em termos de execução do Orçamento Municipal em 2021, a taxa da receita situou-se nos 89,91% (10,6 milhões de euros) e de 79% na despesa (9,3 milhões), destacou a autarquia, realçando o saldo de gerência de 1,2 milhões de euros, já incluído no Orçamento de 2022.

João Miguel Henriques, salientou que “o exercício de 2021 continua a demonstrar a capacidade de gestão muito equilibrada dos recursos, fundamental para a recuperação financeira do município que ainda continua muito endividado”.

“Esta é a razão pela qual continuamos a tentar que os investimentos sejam o mais possível apoiados pelos fundos estruturais, área em que temos de realçar o excelente trabalho que temos realizado, dado que a generalidade das candidaturas apresentadas tem tido boas apreciações e demonstrado bons resultados”, frisou.

No ano de 2021, a Câmara de Vila Nova de Poiares recebeu 2,1 milhões de euros através das diversas candidaturas realizadas a fundos comunitários.