Coimbra  21 de Janeiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Penela e Núcleo Empresarial criam Fundo Municipal de Emergência

3 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: Câmara de Penela e Núcleo Empresarial criam Fundo Municipal de Emergência

Apoiar negócios afectados pela pandemia de covid-19 é o principal objectivo do mais recente projecto lançado pelo Município de Penela, em parceria com o Núcleo Empresarial de Penela (NEP): o Fundo Municipal de Emergência.

Os apoios destinam-se a empresários em nome individual ou empresas e estabelecimentos localizados no concelho de Penela “em situação de especial vulnerabilidade, decorrente das

consequências provocadas pelo actual contexto de pandemia”, referem os dois parceiros.

O NEP – Núcleo Empresarial de Penela assume como prioridade “o apoio a empresas de pequena dimensão que estiveram encerradas e que se encontram com dificuldades na retoma da

actividade, particularmente os restaurantes e estabelecimentos comerciais, com o objectivo de minimizar o impacto social da crise económica e incentivar a manutenção dos postos de trabalho e informa que já foram realizados todos os pagamentos às candidaturas aprovadas no âmbito deste apoio”.

Segundo as duas entidades, devido ao confinamento “em Penela, 96 por cento do tecido empresarial é constituído por micro-empresários cuja paragem brusca de actividade coloca em risco a sustentabilidade dos seus negócios”.

Entre as medidas de apoio que o Governo tem em curso constam prestações sociais da segurança social a trabalhadores independentes e sócios-gerentes sem trabalhadores, mas, nota a autarquia penelense e o NEP, “os micro-empresários que recorram a lay-off continuam a assumir encargos sem auferir qualquer rendimento. Por essa razão, importa procurar apoiar as empresas de pequena dimensão que estiveram encerradas com o objectivo de minimizar o impacto social da crise económica”.

“Conscientes das dificuldades que todos atravessamos numa fase tão complicada pelas restrições impostas pela pandemia, o NEP pretende continuar a contribuir de forma positiva para a sustentabilidade do tecido empresarial de Penela”, conclui.