Coimbra  24 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Montemor-o-Velho reforça luta às alterações climáticas em Pereira

11 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Câmara de Montemor-o-Velho reforça luta às alterações climáticas em Pereira

Combater o desperdício, preservar o meio ambiente e reforçar o combate às alterações climáticas são algumas das metas que estão na base do projecto de remodelação do sistema de rega da Urbanização Quinta de São Luiz, em Pereira, que a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho se encontra a realizar.

Representando um investimento próximo dos 150 000 euros, a intervenção da autarquia montemorense vai possibilitar que os espaços verdes da urbanização tenham um sistema de rega autónomo, abastecido a partir de uma captação nova, de água não tratada.

Assim, a intervenção vai fazer com que passem a existir duas redes de abastecimentos distintas, uma para o abastecimento domiciliário (água tratada) e outra para a rega dos espaços verdes (água não tratada), contribuindo, deste modo, para a poupança energética, defesa do meio ambiente e promoção do combate ao desperdício.

A alteração em curso, com a respectiva separação das redes, pretende, igualmente, dar uma maior eficácia e fiabilidade aos dois sistemas. Assim, ao funcionarem em redes separadas, em eventuais avarias, vai ser possível proceder à sua reparação sem que esta ponha em causa o abastecimento da rede pública domiciliária de água e vice-versa.

Esta acção é realizada ao abrigo do projecto “Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra”, liderado pela CIM – Região de Coimbra, sendo cofinanciada pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.