Coimbra  25 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Miranda moderniza website oficial e volta a ser ‘Eco-Concelho’

24 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Câmara de Miranda moderniza website oficial e volta a ser ‘Eco-Concelho’

A página da Internet da Câmara Municipal de Miranda do Corvo acaba de ser modernizado, tornando o acesso mais rápido e intuitivo. O Município pode, igualmente, congratular-se pela atribuição, pelo terceiro ano consecutivo, do galardão de ‘Eco-Concelho’.

No campo da modernização, a autarquia de Miranda do Corvo passa a ter um local na Internet com um novo desenho (layout), criado totalmente nos serviços da autarquia, sendo agora mais responsivo (adapta-se a qualquer tipo de ecrã) e permitindo uma navegação “mais amiga” dos internautas.

“A entrada no website é feita através de imagens de alguns dos ex-libris turísticos do concelho, logo seguido das notícias relativas à actividade da autarquia. Outro dos destaques da nova página da Internet é a aposta na divulgação dos produtos turísticos do concelho, de forma a que quem queira visitar Miranda do Corvo confirme que «entre serras e vales há uma paixão natural por descobrir». Os eventos programados e uma galeria de imagens do concelho são outros dos aspectos a realçar na renovada página institucional do Município de Miranda do Corvo”, segundo anuncia a Câmara Municipal.

A par disto, também passou a estar disponível o novo ‘Portal do Munícipe’. “Trata-se de uma plataforma de serviços online que ajudará a potenciar a interactividade entre os cidadãos (ou pessoas colectivas) e a Câmara Municipal, possibilitando o acesso online a todos os serviços da autarquia, bem como uma maior celeridade nos processos administrativos e operativos”, adianta.

Nesta plataforma é possível fazer tudo o que já é feito nos serviços administrativos da Câmara, sendo o seu principal objectivo “evitar a deslocação dos munícipes aos Paços do Concelho para, por exemplo, submeterem um requerimento e um processo de obras ou, até mesmo, a leitura do contador da água ou um pedido para limpeza da fossa séptica”.

Através do registo online, será, também, possível acompanhar o desenvolvimento dos processos entregues nos serviços do Município.

O ‘Portal do Munícipe’ disponibiliza, ainda, informação relativa às obras realizadas pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo e no mapa interactivo é possível consultar aquelas que se encontram em projecto, as que estão em curso ou que já foram concluídas. Para além das informações relativas a cada uma das intervenções, os serviços irão disponibilizar imagens relativamente à sua progressão no terreno.

Miguel Baptista, presidente da Câmara Municipal, a renovada página de Internet e do ‘Portal do Munícipe’ representam “uma contínua melhoria dos serviços municipais disponibilizados aos munícipes, visitantes e investidores”.

‘Eco-Concelho’ pela terceira vez consecutiva

O Município voltou a ser considerado, pelo terceiro ano consecutivo, como ‘Eco-Concelho’, uma distinção que resulta do facto dos 13 estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo terem recebido a Bandeira Verde Eco-Escola e, ao mesmo tempo, o galardão de Eco-Agrupamento.

“A atribuição de todas estas distinções resulta do trabalho desenvolvido pelo Município mirandense de apoiar todas as iniciativas de Educação Ambiental para a Sustentabilidade em todas as escolas”, refere a autarquia.

Para além destes galardões, é de assinalar, ainda, a vitória nacional do Jardim-de-Infância de Casais de São Clemente no “Desafio Recolher com Estilo – Recolha Per Capita”, da categoria “Projecto Roupas Usadas Não Estão Acabadas”. No mesmo desafio, o 3.º lugar foi obtido pela Escola EB1 de Lamas, também do concelho de Miranda do Corvo.

As distinções serão entregues numa cerimónia a decorrer no próximo dia 30 de Outubro, em Lisboa. Este ano, e devido à pandemia da covid-19, a sessão está restrita aos representantes dos municípios galardoados e as escolas premiadas irão acompanhar a cerimónia através da Internet.

Refira-se que o projecto Eco-Escolas engloba os seguintes estabelecimentos: Jardim-de-Infância de Casais de São Clemente; Jardim-de-Infância de Espinho; Jardim-de-Infância de Miranda do Corvo; Jardim-de-Infância de Vidual; Escola EB1/JI Prof. Dr. Ferrer Correia; Escola Básica de Miranda do Corvo; Escola Básica de Moinhos; Escola Básica de Semide; Escola EB1 Rio de Vide; Escola EB1 Vila Nova; Escola EB1 de Lamas; Escola EB1 de Pereira e a Escola EB 2,3/S José Falcão.