Coimbra  20 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Góis promove orçamento participativo pela primeira vez

14 de Fevereiro 2019

O Município de Góis está a promover, pela primeira vez, o orçamento participativo e a votação das 10 propostas finalistas decorre durante um mês, entre amanhã (sexta-feira) e 15 de Março, anunciou hoje a autarquia.

“Este processo contribui para o exercício de uma intervenção informada, activa e responsável” nas políticas locais por parte dos cidadãos naturais ou residentes no concelho, afirma a Câmara Municipal, presidida pela socialista Maria de Lurdes Castanheira.

Para o mesmo objectivo de “potenciar os valores de democracia, incentivando a comunidade à participação na gestão pública”, a Câmara de Góis “adoptou dois processos paralelos”: o orçamento participativo jovem e o orçamento participativo geral, para votantes com idades entre 16 e 35 anos e com mais de 35 anos, respectivamente.

“Este é um mecanismo de democracia que permite (…) decidir sobre uma parte do orçamento municipal”, informa.

Na sua maioria, as propostas – seis para o orçamento geral e quatro para o orçamento jovem – abrangem projectos nas áreas do ambiente, cultura, património, turismo e lazer, entretenimento e solidariedade.

A participação nos dois processos, assegurada através de voto presencial, mediante a apresentação de documentos de identificação, abrange os naturais ou residentes de Góis, bem como as pessoas que trabalham ou estudam neste concelho.

A votação pode ser efectuada nas sedes das juntas de freguesia, nos horários de expediente, e no Balcão Único dos Paços do Concelho, Posto de Turismo, Casa da Cultura, Espaço Internet e Biblioteca Municipal de Góis, estes em diferentes horários.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com