Coimbra  16 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Condeixa premeia vencedores das Olimpíadas da Matemática

4 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Câmara de Condeixa premeia vencedores das Olimpíadas da Matemática

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova premiou os alunos do Agrupamento de Escolas do concelho que venceram a primeira fase das Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM).

O concurso dirige-se a alunos desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário e é organizado anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática. A iniciativa tem como objectivos incentivar o gosto pela disciplina, desenvolver o treino na resolução de problemas, o conhecimento matemático e detectar vocações precoces nesta área.

Para colaborar nestes objectivos, a autarquia de Condeixa premiou, com uma calculadora, os alunos Manuel Batista, do 5.º ano (vencedor na categoria Pré-Olimpíadas), Cassiano Silva, do 6.º ano (categoria júnior) e Ana Rita Coelho (categoria A).

Já Rafael Arieiro, do 10.º ano, e André Soares, do 11.º, vencedores na categoria B, receberam o livro “Isto é Matemática”, da autoria de Rogério Martins e Tiago da Cunha Caetano.

A autarquia informou que estes prémios dizem respeito à primeira fase do concurso, já que existem duas eliminatórias e uma final nacional, à excepção das Pré-Olimpíadas, dirigidas aos alunos do 5.º ano, que têm apenas uma etapa.

A segunda eliminatória do concurso estava prevista para o início deste ano, mas foi cancelada devido ao agravamento da pandemia da covid-19.