Coimbra  21 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra vai requalificar viaduto do Calhabé

24 de Julho 2021 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra vai requalificar viaduto do Calhabé

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra já tem projecto de execução para requalificar o viaduto do Calhabé.

Uma obra que visa melhorar a imagem urbana e as acessibilidades pedonais, mas que é também necessária para melhorar a segurança e a durabilidade da estrutura, depois de realizada uma inspeção. O projecto de execução prevê um investimento de cerca de 820 mil euros para requalificar profundamente este viaduto que remonta à década de 70 do século XX.

Trata-se de uma infraestrutura metálica constituída por cinco vãos, sendo o tabuleiro suportado por vigas longitudinais e pilares metálicos, com encontros em betão armado. Embora não tenham sido identificadas anomalias relevantes, a inspeção realizada permitiu detectar que o estado de conservação é mau.

O projecto contempla a realização de uma intervenção geral na estrutura, sendo também reformulados os guardo-corpos, assim como as guardas de segurança das faixas de rodagem existentes de forma a garantir a segurança pedonal e rodoviária.

Será ainda reformulada a solução dos painéis de protecção aos edifícios adjacentes ao viaduto.

Além disso, o sistema de iluminação pública do viaduto e da envolvente próxima será todo renovado, sendo colocadas novas colunas, luminárias LED e sistemas de gestão de iluminação eficiente e amigo do ambiente.

O projecto comtempla também a requalificação do acesso sul ao viaduto, que inclui a reformulação do cruzamento com a rua de Angola, onde vão também ser reformulados alguns passeios, assim como as zonas de estacionamento afetas e a sua integração paisagística.