Coimbra  25 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra vai requalificar margens da ribeira de Santa Apolónia

26 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra vai requalificar margens da ribeira de Santa Apolónia

A Câmara Municipal de Coimbra vai requalificar as margens da ribeira de Santa Apolónia, que sofreram vários estragos provocados pela tempestade Leslie.

O presidente do Município, Manuel Machado, já aprovou o projecto de execução, que prevê o aumento dos passeios, a construção de um novo pontão pedonal, a reparação do talude e a preservação da zona verde existente, que terá um novo sistema de rega automática.

A pensar, também, na segurança dos peões invisuais e amblíopes, está prevista a colocação de podotátil nas passadeiras existentes.

O projecto implica, ainda, a reparação das falhas na sebe existente no coroamento do talude da ribeira, de forma a criar uma barreira vegetal contínua ao longo do passeio. Já a plantação de arbustos e sementeiras proposta corresponde à do projecto original, de forma a manter-se todo o material vegetal existente.

O pontão pedonal que existe na zona de intervenção vai ser demolido e será construído um novo ligeiramente a jusante. O novo pontão terá oito metros de vão e três de largura, o tabuleiro em estrutura metálica e o pavimento em argamassa sintética colorida. Esta intervenção implica a reparação do talude em pedra argamassada e a estabilização das margens e fundo da ribeira.

Com um orçamento estimado superior a 200 000 euros, a intervenção prevê, também, a colocação de bancos iguais aos existentes, bem como de mesas e cadeiras junto ao novo pontão.