Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra vai requalificar estrada de Eiras

19 de Março 2021 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra vai requalificar estrada de Eiras

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) já tem estudo prévio para a requalificação da estrada de Eiras.

Na reunião de Câmara da próxima segunda-feira (22), o Executivo municipal vai analisar e votar o documento que visa dotar esta via de um perfil mais urbano. O estudo prevê ainda a criação de ciclovia, a plantação de árvores em toda a extensão da estrada e a introdução de medidas que visam reduzir as velocidades de circulação, tornando também esta rua mais segura, sustentável e amiga do ambiente.

A estrada de Eiras serve de acesso a vários bairros residenciais, serviços e zonas empresariais. A grande utilização que tem provocou desgaste da via e a CM Coimbra pretende, por isso, requalificá-la.

Um dos objectivos da intervenção será reduzir as velocidades de circulação, promover maior segurança, a mobilidade suave – com a introdução de uma ciclovia – e aumentar a cobertura arbórea.

A ciclovia de dois sentidos será criada do lado nascente da estrada de Eiras, terá uma largura de 2,20m constante ao longo da totalidade do troço, será definida ao nível do passeio e a sua ligação com a restante rede de ciclovias de mais de 20 km será posteriormente assegurada, estando condicionada ao desenho da integração urbana do Metrobus.

A ciclovia será complementada com a plantação de uma alameda de árvores em toda a sua extensão, prevendo cerca três centenas de novos exemplares.

A largura da via será reduzida e manter-se-á o estacionamento existente.

A estrada de Eiras tem um papel distribuidor na estrutura viária municipal, tendo como a função garantir ligações adequadas entre a rede viária, servindo fundamentalmente a mobilidade motorizada. A proposta apresentada visa, pois, criar um compromisso entre a fluidez do tráfego e a qualidade de vida urbana, induzindo a uma circulação rodoviária a velocidades moderadas, mais compatíveis com o ambiente urbano e promotoras da melhoria de qualidade de vida.

Esta intervenção servirá para melhorar a imagem do local, conferindo-lhe um carácter mais urbano, com evidentes benefícios para a comunidade, para o desenvolvimento de atividades comerciais e melhoria do espaço urbano. melhoria do espaço urbano.