Coimbra  23 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra vai apoiar 21 escolas em programa de educação ambiental

6 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra vai apoiar 21 escolas em programa de educação ambiental

O Executivo da Câmara Municipal de Coimbra vai analisar e votar, na reunião agendada para segunda-feira (09), a adesão à edição de 2020 do projecto ‘Eco-Escolas’, um programa internacional coordenado, em Portugal, pela Associação Bandeira Azul da Europa.

‘Eco-Escolas’ pretende encorajar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade, tendo como grande objectivo garantir a participação das crianças e jovens na construção de uma escola mais sustentável e amiga do ambiente.

O programa é materializado através de um conjunto de iniciativas que são disponibilizadas às escolas inscritas, como projectos, desafios, concursos, regidos por temas obrigatórios.

Os resíduos, a água e a energia são temas que têm continuidade ao longo dos anos. Comunidades sustentáveis e espaços exteriores foi o tema específico para esta edição do programa.

A ABAE garante o apoio, a formação, o acompanhamento, a monitorização e a avaliação do programa ‘Eco-Escolas’.

A Câmara de Coimbra reconhece o valor educativo do programa e tem aderido às suas diversas edições, assumindo sempre o custo anual da inscrição das escolas candidatas ao programa, que implica uma despesa de 70 euros por escola.

Apesar das escolas terem encerrado a 16 de Março e deste ano escolar atípico, a proposta dos serviços municipais passa por reconhecer o esforço e empenho das escolas, em condições de grande adversidade, da ABAE em manter o programa, e, assim, regularizar a parceria com esta entidade, subscrever as declarações por cada escola e assumir o pagamento de 1 470 euros, correspondente ao valor da inscrição das 21 escolas do concelho.

De salientar, ainda, que dessas 21 escolas inscritas, 20 foram galardoadas com a bandeira azul.