Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra tem três casos positivos de covid-19, um já recuperado

11 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra tem três casos positivos de covid-19, um já recuperado

Na Câmara Municipal de Coimbra (CMC) já foram detectados três casos positivos de covid-19, com dois ainda activos e um já negativo, conforme apurou o “Campeão”.

Segundo os dados das autoridades de Saúde, estes casos resultam de contactos com infectados fora do círculo profissional, pelo que na CMC, que se saiba, não está activa nenhuma cadeia de contágio.

Os casos suspeitos fizeram activar os procedimentos previstos no Plano de Contingência do Município de Coimbra e foram acompanhados pelos delegados de saúde, que são a autoridade competente na matéria.

Na recente reunião do Executivo Municipal, o presidente de Câmara apelou ao comportamento cívico de cada cidadão no cumprimento das medidas, para que seja possível manter um equilíbrio entre o combate à pandemia e a recuperação e revitalização da economia.

Apelando ao sentido de responsabilidade, Manuel Machado afirmou que “todos são bem vindos à vida colectiva”, mas considera que todos devem “evitar situações de risco”.

Os dados de infectados com o covid-19 no concelho de Coimbra não são divulgados pela Câmara, ao contrário do que acontece com outros Municípios, considerando esta que isso compete às autoridades de Saúde.

Há duas semanas que a Direcção-Geral de Saúde não revela os números por concelho e, perante a crítica de vários autarcas, hoje, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde admitiu que a divulgação dos dados covid-19 é “importante” e reiterou o compromisso de passar a divulgá-los aos autarcas para que “saibam com o que contam”.