Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra requalifica vias e altera trânsito na “Alta”

18 de Fevereiro 2020 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra requalifica vias e altera trânsito na “Alta”

A partir de hoje, a Câmara Municipal de Coimbra vai proceder à requalificação de diversas vias na cidade, em particular na zona da “Alta”, o que levará a alterações de trânsito.

Esta será a terceira fase da empreitada, que irá implicar a diversos condicionamentos de trânsito na “Alta”, com especial incidência nas ruas dos Coutinhos, João Jacinto, do Loureiro e Joaquim António de Aguiar. Nomeadamente: – Corte de trânsito na rua dos Coutinhos, desde o cruzamento da rua do Colégio Novo (Faculdade de Psicologia); rua Sobre Ribas (Torre de Anto); rua do Loureiro e rua João Jacinto (Casa da Escrita) até ao largo da Sé Velha. Assim, o trânsito na rua João Jacinto (Casa da Escrita) e rua do Loureiro será permitido apenas para acesso a moradores, veículos de emergência e cargas e descargas, enquanto a rua do Colégio Novo apenas será transitável até ao cruzamento com a Couraça dos Apóstolos, sendo aí de sentido obrigatório.

Precisamente na Couraça dos Apóstolos, a circulação realizar-se-á nos dois sentidos, sendo que o sentido descendente será apenas para moradores. “Esta situação vai obrigar à delimitação da zona lateral para restrição do estacionamento abusivo e de forma a permitir a circulação de duas viaturas, em sentidos opostos”, nota a Câmara Municipal.

Além disso, o acesso ao largo da Sé Velha será feito “exclusivamente pelas ruas da Ilha e Joaquim António de Aguiar, que durante o período diurno (08h00 e as 18h00) terá circulação a decorrer nos dois sentidos, com recurso a semáforos, o que permitirá manter também a circulação da Linha (azul) do Centro Histórico até à Sé Velha e o acesso das viaturas à frente da obra (rua dos Coutinhos)”. Já durante o período nocturno (18h00-08h00) a circulação faz-se como habitualmente.

Quanto à Linha (azul) do Centro Histórico, a mesma fará um percurso alternativo a partir da Manutenção, passando pela avenida Sá da Bandeira, rua Padre António Vieira, ruas São João e São Pedro, Couraça de Lisboa e rua Joaquim António de Aguiar (no sentido inverso ao habitual) até ao largo da Sé Velha, onde dá a volta e retoma a rua Joaquim António de Aguiar e o percurso normal até à “Baixa” de Coimbra.

Também desde hoje que é possível o trânsito pedonal e, parcialmente, do rodoviário na rua do Colégio Novo, “que foi requalificada no âmbito de uma empreitada que engloba também as ruas dos Coutinhos, da Fonte Nova e Joaquim António de Aguiar, e que representa um investimento de cerca de 680 000 euros”, esclarece a autarquia.

Estes trabalhos municipais de requalificação de vias estão a ser realizados em várias fases, de modo a “minimizar o impacto nos acessos a habitações e serviços” e pretendem “melhorar a mobilidade pedonal na ‘Alta’ da cidade, através da requalificação do espaço público”.

O projecto prevê, também, a remodelação das infraestruturas de água, drenagem residual doméstica e pluvial, de electricidade e de telecomunicações.

Esta intervenção está entregue à empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda. e “visa dar continuidade ao plano estratégico da autarquia para melhorar a mobilidade pedonal e as infraestruturas do subsolo na zona histórica da cidade, num investimento global que já é previsivelmente superior a 3,5 milhões de euros”, esclarece o Município.

 

Desvios trânsito Alta Coimbra - fase 3