Coimbra  12 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra repõe busto de Baden-Powell vandalizado a 12 de Junho

5 de Junho 2021 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra repõe busto de Baden-Powell vandalizado a 12 de Junho

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai proceder à reposição do busto de Baden-Powell, no próximo dia 12 de Junho, pelas 12h00.

Instalado numa rotunda na freguesia de Santa Clara, este busto da autoria do escultor Armando Martinez, foi vandalizado em Junho de 2020, tendo o presidente da autarquia, Manuel Machado, anunciado no próprio dia que seria encomendada uma obra de reposição ao mesmo escultor.

O que aconteceu “é puro vandalismo e só pode resultar de quem tem falta de princípios civilizacionais, falta de compreensão do que é diferente e dos que são diferentes”, disse Manuel Machado em Junho de 2020, em reacção aos actos de vandalismo que deceparam o busto de Baden-Powell.

O autarca anunciou logo que a CM Coimbra iria encomendar ao mesmo escultor, Armando Martinez, uma obra de reposição do busto, que representa um investimento de 5 300 euros.

Para Manuel Machado este é um “modo para que não haja medo de encarar a história, o que ela tem de bom e o que tem de menos bom” e Baden-Powell “teve características boas e defeitos, como qualquer ser humano”. Porém, o que se passou naquela madrugada é uma “falta de respeito pela civilização”, concluiu o edil.

“Coimbra é uma cidade de tolerância, onde ao longo dos tempos e ao longo de sucessivas gerações houve a capacidade de compreender a história, a civilização, o passado, o presente e o futuro”, salientou, ainda, Manuel Machado.

Menos de um ano depois, o novo busto irá ser reposto, numa iniciativa articulada com o Agrupamento 162 Santa Clara de escutismo. A acção será realizada num dos dias mais importantes do ano escutista, em que os aspirantes e noviços farão as promessas.

O busto inicial de Robert Baden-Powell, fundador mundial do escutismo, foi inaugurado em 2004 numa iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, da Junta de Freguesia de Santa Clara e do Corpo Nacional de Escutas, através do Agrupamento 162 Santa Clara.