Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra reforça apoio às Freguesias com 670 mil euros

30 de Julho 2021 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra reforça apoio às Freguesias com 670 mil euros

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, formalizou contratos de apoio financeiro com as Juntas e Uniões de Freguesias do concelho, num apoio global superior a 670 mil euros.

Este apoio camarário corresponde à transferência de 1% do valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para as 18 Juntas e Uniões de Freguesias e a um subsídio de apoio ao funcionamento para as freguesias que aceitaram as transferências de competências.

Este ano, o investimento global da Câmara de Coimbra nas freguesias foi reforçado, estimando-se que seja superior a 9 milhões euros, um crescimento de mais de 2 milhões euros comparativamente com 2020.

O apoio às freguesias “continua a ser uma forte aposta deste Executivo municipal, que pretende garantir que estas prestem um serviço de qualidade às populações, através de uma utilização racional dos recursos que lhes são disponibilizados”, refere a Câmara.

Ontem, quinta-feira, após a sessão ordinária da Assembleia Municipal, o presidente da Câmara de Coimbra formalizou com os presidentes das Juntas e Uniões de Freguesias do concelho contratos de apoio financeiro no valor global de 670.427,81 euros.

Este valor inclui a atribuição de um subsídio de apoio ao funcionamento às Juntas e Uniões de Freguesias do concelho que já aceitaram as transferências de competências, no valor global de 424.786,32 euros, e de transferência de 1% do valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para as 18 Juntas e Uniões de Freguesias, no valor global de 245.641,50 euros, o que corresponde a uma verba de 13.646,75 euros a cada uma.