Coimbra  22 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra reforça apoio a mais três instituições de solidariedade social

4 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra reforça apoio a mais três instituições de solidariedade social

A Câmara Municipal de Coimbra vai analisar e votar, na próxima segunda-feira (6), mais três propostas de apoios financeiros a instituições de solidariedade social do concelho, num valor global superior a 46 mil euros.

Estes apoios, atribuídos no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS), destinam-se a apoiar financeiramente projectos ou actividades sociais, obras de edificação ou aquisição de equipamentos das IPSS contempladas – Centro Sócio-Cultural Polivalente de São Martinho (10.462 euros); Casa dos Pobres de Coimbra (11.039 euros); Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – APPACDM de Coimbra (25.000 euros).

O valor atribuído ao Centro Sócio-Cultural Polivalente de São Martinho servirá para auxiliar o desenvolvimento do seu projecto “Bolsa de Partilha”, que visa promover a qualidade de vida das pessoas idosas residentes na União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, através do estabelecimento de relações intergeracionais, fomentando as relações entre idosos e crianças, de forma a aproximar mais as gerações e promover o bem-estar dos idosos, reforçando assim a cidadania e a responsabilidade social. Este projecto pretende, assim, promover o envelhecimento activo e desenvolver actividades de estimulação cognitiva e motora dos utentes que, numa primeira fase, serão cerca de 51.

Já a Casa dos Pobres de Coimbra receberá apoio para a aquisição de equipamentos que permitam a optimização dos serviços da instituição, mais concretamente da cozinha e da sala de enfermagem. Estas aquisições vão permitir a optimização na operacionalização dos serviços e promover um ambiente seguro e uma alimentação saudável para os idosos, colaboradores e comunidade, bem como um aumento da qualidade dos serviços prestados.

Por último, a Câmara de Coimbra pretende apoiar a APPACDM com os seus custos que, nos últimos anos, aumentaram devido à situação pandémica da covid-19, nomeadamente na rubrica dedicada à higiene e limpeza. O apoio financeiro permitirá à APPACDM de Coimbra aliviar as suas dificuldades financeiras e procurar suportar os custos que resultaram da situação pandémica, como é o caso, por exemplo, do custo adicional previsto com higiene e limpeza para 2021, no valor de 28.900 euros. A verba a conceder pela autarquia de Coimbra possibilitará que a instituição continue a prestar apoio, com a segurança recomendada pelas autoridades de saúde e segurança social, aos cerca de 325 utentes que, actualmente, frequentam as respostas sociais e os serviços dinamizados pela APPACDM nos diversos equipamentos sociais sediados em Coimbra.

As verbas atribuídas às três instituições totalizam a quantia de cerca de 46 501 euros. A Câmara de Coimbra continua, assim, a reforçar o apoio às instituições de solidariedade social do concelho. Com a aprovação destas três propostas, este ano a autarquia já apoiou financeiramente 21 instituições espalhadas um pouco por todo o concelho, com um montante global superior a 255 mil euros.