Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra quer construir primeira creche pública do concelho

1 de Março 2024 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra quer construir primeira creche pública do concelho

A Câmara de Coimbra apresentou uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para construir a primeira creche pública do concelho, num investimento global previsto de 750 mil euros.

A candidatura prevê arrecadar um apoio do PRR de 336 mil euros para criar a primeira creche pública de Coimbra, aproveitando o edifício municipal da Rua General Humberto Delgado, na Solum, onde funcionava o jardim-de-infância, refere o Município.

O projecto, que irá a conhecimento à reunião do Executivo de segunda-feira, contempla a criação de 84 vagas.

Segundo a autarquia, está prevista uma reconversão do edifício para acolher a creche, dividida em duas salas para 20 crianças até à aquisição de marcha, outras duas salas para 28 crianças até aos 24 meses e outras duas para 36 crianças com idade entre os 24 e os 36 meses.

A creche prevê a contratação de cinco educadores e 16 assistentes operacionais, tendo sido submetida a candidatura ao PRR na quarta-feira, informou o Município.

O projecto, que teve aprovação do Conselho Local de Acção Social de Coimbra, procura “responder às necessidades reais das famílias e alargar a capacidade da resposta social de creche no concelho, bem como facilitar a conciliação da vida familiar e profissional dos agregados familiares”, referiu.

O novo edifício, com uma área de construção de 582 metros quadrados, desenvolve-se num único piso, com os espaços de permanência “voltados para o interior do quarteirão, sem relação directa com os arruamentos, procurando, deste modo potenciar uma maior tranquilidade no desenvolvimento das actividades diárias”, realça a Câmara de Coimbra.