Coimbra  28 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra promove férias desportivas gratuitas

1 de Julho 2021 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra promove férias desportivas gratuitas

A Câmara Municipal de Coimbra vai disponibilizar gratuitamente um programa de ocupação dos tempos livres e refeições para os alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da rede pública. O programa do pré-escolar irá decorrer durante o mês de Agosto e as inscrições terminam a 23 de Julho, enquanto o do 1.º CEB vai decorrer de 12 a 30 de Julho e as inscrições decorrem até 2 de Julho. Uma forma da autarquia ajudar as famílias do concelho, que não têm onde deixar os seus filhos enquanto trabalham durante os meses de Verão.

O programa prevê a promoção e a oferta de diversas iniciativas ao ar livre, de 12 a 30 de Julho, e serão disponibilizados três tipos de actividades, que irão decorrer em simultâneo e em espaços diferentes: actividades de exploração, descoberta motora e lúdicas não orientadas, em espaço público ao ar livre; actividades de descoberta motora, lúdicas e de exploração do meio e dos elementos naturais, orientadas e não orientadas, em espaço público ao ar livre; actividades desportivas no Estádio Municipal Cidade de Coimbra, no Centro Olímpico de Piscinas Municipais e no Pavilhão MOPAS.

A frequência e a rotatividade das actividades são semanais, de acordo com os períodos para os quais as crianças foram admitidas: de 12 a 16 de Julho; de 19 a 23 de Julho; e de 26 a 30 de Julho. As actividades vão decorrer das 09h00 às 17h00, serão desenvolvidas por monitores(as) devidamente habilitados(as) e serão realizadas de acordo com as orientações da Direcção-Geral de Saúde e a legislação em vigor, respeitando os planos de contingência de prevenção e mitigação dos efeitos provocados pela pandemia covid-19. O programa é gratuito e inclui o serviço de almoços e lanches da tarde.

Já o programa do pré-escolar decorre no âmbito da Acção Social Escolar, é dirigido a crianças dos três aos seis anos que frequentaram os jardins de infância da rede pública durante este ano lectivo e realiza-se, à semelhança de anos anteriores, no mês de Agosto, em 10 jardins de infância distribuídos pelos seis agrupamentos de escola existentes. Os estabelecimentos escolares abertos são o Bairro Azul – S. Silvestre (50 lugares), Carvalhais de Baixo (25), São Bartolomeu (25), Ceira (50), Centro Escolar Solum-Sul (50), Olivais (75), Santa Apolónia (50), Souselas (25), Almas de Freire (50) e Taveiro (25). As atividades vão decorrer nos estabelecimentos de educação e os horários serão definidos de acordo com as necessidades dos pais. Cada um destes estabelecimentos só funcionará com um mínimo de 15 crianças.

Além das actividades que estão previstas decorrerem nos estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública, prevê-se, ainda, o desenvolvimento de actividades lúdicas, expressivas e de exploração do meio e dos elementos naturais num centro tecnológico e educativo. As actividades serão, igualmente, desenvolvidas por monitores(as) devidamente habilitados(as) e realizadas de acordo com as orientações da Direcção-Geral de Saúde e a legislação em vigor, respeitando os planos de contingência de prevenção e mitigação dos efeitos provocados pela pandemia covid-19. O programa é gratuito e inclui o serviço de almoços e lanches da tarde.

As inscrições devem ser efectuadas na Plataforma Municipal de Gestão Educativa, até 2 de Julho para o 1.º CEB e até 23 de Julho para o pré-escolar. Além do preenchimento do formulário disponível na plataforma, os encarregados de educação devem apresentar comprovativo de que se encontram a trabalhar na(s) semana(s) que candidatam o(s) seu(s)/sua(s) educandos(as), bem como comprovativo do posicionamento nos escalões de isenção, tendo em conta os critérios de seriação. As inscrições serão validadas pela seguinte ordem de prioridade: crianças encaminhadas pelas Comissões Sociais de Freguesia e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e crianças no 1.º, 2.º, 3.º e 4.º escalão sucessivamente.

Recorde-se que o Executivo municipal aprovou um Programa Municipal de Acção Social Escolar (ASE) para o ano lectivo de 2020/2021, que abrange cerca de 15 mil crianças e jovens. Uma forte aposta deste Executivo, que pretende garantir a igualdade de oportunidades no acesso à educação, suavizar os orçamentos das famílias e valorizar a escola pública, sendo ainda um estímulo à natalidade e fixação de famílias no concelho. A aplicação deste programa municipal representa um investimento global superior a 9,3 milhões de euros em acção social escolar no próximo ano lectivo, uma previsão superior em três milhões relativamente ao ano transato.

O e-mail educacao@cm-coimbra.pt está disponível para quem necessitar de esclarecimentos e mais informações.