Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra promove 2.º Encontro sobre a Reserva Natural do Paúl de Arzila

24 de Junho 2024 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra promove 2.º Encontro sobre a Reserva Natural do Paúl de Arzila

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai realizar o 2.º Encontro sobre a Reserva Nacional do Paúl de Arzila (RNPA), na próxima quinta-feira, dia 27 de Junho, a partir das 9h30, na Escola Superior Agrária de Coimbra. O evento, que assinala os 36 anos da criação da Reserva Natural (criada a 27 de Junho de 1988), pretende ser um momento de reflexão sobre temas como o apoio à visitação, a promoção do território e economia local e a sensibilização para os valores naturais. O encontro será, ainda, palco da apresentação do plano de co-gestão da RNPA.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser realizadas através do formulário https://forms.gle/bs2twSupfCnDf6uq9. A sessão de abertura vai contar com a participação do vereador do Ambiente, Clima, Energia e Sustentabilidade da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes, da directora regional do Centro do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Fátima Reis, e do director do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da autarquia, António Martins.

O 2.º Encontro sobre a RNPA vai servir também de palco para a apresentação da proposta de Plano de Co-gestão da Reserva, assim como um espaço de reflexão sobre o futuro da Reserva onde serão debatidos temas como o apoio à visitação, a promoção do território e economia local, as acções de sensibilização para os valores naturais existentes, o potencial desse espaço natural para o desenvolvimento de actividades de educação e investigação.

Depois da sessão de abertura vai ser apresentado o Plano de Co-gestão. O primeiro painel, das Entidades Públicas e Educação, está marcado para as 10h10, e vai contar com a participação de Luís Leitão (Comissão de Coordenação e Direcção Regional), Fátima Reis (directora regional da Conservação Da Natureza e Florestas da Região Centro), António Ferreira (Escola Superior Agrária de Coimbra. O segundo momento de reflexão tem início às 11h10 e vai contar com a participação de Graça Vicente (Associação dos Amigos do Paul de Arzila), António Gabriel (Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila) e Ana Tomás (CoimbraMaisFuturo – Desenvolvimento Local). Segue-se um terceiro momento, dedicado ao Turismo da Natureza, com Sérgio Forte (Aventuras Forte(s)), João Ramos (Portugal Green Travel) e Paulo Nabais (Living Place). A sessão de encerramento está prevista para as 12h40.

A RNPA foi criada a 27 de Junho de 1988, pelo Decreto-Lei n.º 219/88, pela sua importância ornitológica, como zona de passagem outonal para aves migradoras transarianas, área de alimentação e repouso para várias espécies, abrigo de espécies nidificantes estritamente paludícolas e local de invernada de espécies paleárcticas. Abrange uma área de 535 hectares e reparte-se pelas freguesias de Arzila, Pereira e Anobra, pertencentes, respectivamente, aos concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Condeixa-a-Nova.

É a única Reserva Natural da região de Coimbra e integra a rede de Pauis do Baixo Mondego. Classificada por diversos dispositivos comunitários como a Directiva das Aves e a Directiva Habitats, é também protegida pela Convenção Ramsar que promove a conservação das zonas húmidas a nível mundial.