Coimbra  18 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra melhora condições na praia do Rebolim

29 de Julho 2019

O Verão pode ser, agora, passado nas margens do Mondego, que ganhou recentemente uma nova praia – o Rebolim. De forma a dar os melhores acessos e condições aos veraneantes que escolham aquele local para desfrutar de momentos de lazer, a Câmara Municipal de Coimbra tem feito um esforço nas melhorias, a última delas, com a aquisição de um terreno contíguo à zona que está a ser reabilitada.

Este espaço permitirá a criação de uma área de estacionamento e de instalações sanitárias, que ficarão prontas após “uma limpeza de vegetação, de lixeiras e outros detritos sobrantes da antiga extracção de areias, e de melhorados profundamente os acessos”, revela a autarquia.

A escritura para aquisição do terreno foi celebrada, na passada semana, com a família Domingues Oliveira, que designa o título de compra e venda do terreno, com cerca de 15 000 metros quadrados de área, contíguo à zona que está a ser reabilitada, e que inclui um armazém com 215 metros quadrados, num investimento da Câmara Municipal de cerca de 80 000 euros.

Segundo a autarquia, no local irá ainda nascer uma ciclovia que irá ligar a circular da Boavista até ao rio Mondego, interligando no futuro à ciclovia de Coimbra, construção que se irá iniciar brevemente e que prevê a criação de mais 14,5 km de ciclovia na cidade. Este é um investimento global superior a 2,2 milhões de euros, num troço que irá ligar Coimbra B à Portela.

Esta acção está incluída no Plano de Acção e Mobilidade Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e a sua candidatura ao Centro 2020 foi aprovada com financiamento de 85 por cento.

Além do Rebolim, os conimbricenses têm, este ano, acesso facilitado à praia fluvial de Palheiros e Zorro, com uma nova ponte pedonal, quer permite uma melhor e mais fácil ligação das duas margens do rio.

PL_Rebolim.mxd

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com