Coimbra  2 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra melhora acessos no parque industrial de Eiras

21 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra melhora acessos no parque industrial de Eiras

CMC Eiras painel

 

O parque industrial de Eiras, em Coimbra, vai ter uma nova via de acesso aos lotes 14 a 24, que terá origem na rotunda onde se intersecta a Estrada de Eiras com a rua Monte de São Miguel.

A empreitada, que representa um investimento da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) de cerca de 100.000 euros, foi consignada à empresa Ferreira de Sousa, Lda, que tem um prazo de execução de 120 dias.

O presidente da Câmara, Manuel Machado, aproveitou a ocasião para salientar as “empresas de grande gabarito” que operam no local, esperando que esta requalificação do espaço público traga “melhor conforto e acessibilidades”, ajudando a melhorar a “produtividade”.

“Há por aí uns ignorantes que acham que não há empresários e dizem uma série de disparates e asneiras, mas não sabem do que falam e não conhecem o território”, sublinhou o autarca.

Manuel Machado destaca que esta pode parecer uma “obra pouco importante”, mas que “isso é errado”. “Quando estamos a investir na requalificação do espaço público para que as empresas, os empresários, os trabalhadores tenham melhor conforto e melhores acessibilidades, tudo melhora, incluindo a produtividade”, constatou o presidente da CM Coimbra, evidenciando que esta “não é apenas uma faixa de rodagem que se vai construir, para tapar buracos”.

“É uma intervenção que tem um sentido lógico que visa melhorar as portas da nossa cidade, tal como fizemos noutros locais, como a Av. João das Regras – onde acabamos com uma das maiores rotundas do mundo, que lá tinha dentro campos de treinos e pavilhões”, sublinhou.

O presidente da Câmara desafiou, como já é habitual, o empreiteiro a antecipar o prazo de execução, garantindo que se isso acontecer a autarquia acelerará o prazo de pagamento da empreitada.

Esta nova via tem origem na rotunda onde se intersecta a Estrada de Eiras com a rua Monte de São Miguel e vai ligar, em linha recta, dois arruamentos do parque industrial. Terá um sentido único de trânsito (poente – nascente) e possibilitará a paragem lateral para cargas e descargas.

O projecto prevê, ainda, a construção de um passeio junto aos edifícios existentes, bem como a drenagem do arruamento e a implantação de uma rede de iluminação pública e de sinalização horizontal e vertical.

Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Junta da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Fernando Abel, os vereadores Carlos Cidade, Regina Bento, Jorge Alves e Carina Gomes, bem como funcionários municipais e os representantes da empresa.