Coimbra  5 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra leva serviços online a Torres do Mondego, Souselas e Botão

26 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra leva serviços online a Torres do Mondego, Souselas e Botão

A Câmara de Coimbra vai avançar com um projecto piloto de divulgação e descentralização dos Serviços Online da autarquia, designado por “A Câmara Perto de Si”.

O projecto vai decorrer, numa primeira fase, nas freguesias de Torres do Mondego e de Souselas e Botão, ambas nas margens do concelho e com registo de perda de população jovem, de acordo com os dados dos últimos Censos.

Posteriormente, o projecto poderá ser alargado às restantes freguesias do concelho, com o objectivo de aumentar a utilização da plataforma que permite aos cidadãos a consulta dos seus processos, bem como a submissão de requerimentos pela via Serviços Online Coimbra (cm-coimbra.pt)

A Câmara pretende divulgar e impulsionar a utilização dos Serviços Online da autarquia e, para tal, vai divulgar a plataforma junto das populações do concelho através do projeto “A Câmara Perto de Si – Serviços Online do Município de Coimbra”, facilitando, assim, o contacto com o Município de forma mais confortável para o cidadão.

O projecto piloto vai ser implementado em quatro fases, sob coordenação do LMxCoimbra – Laboratório Municipal de Experimentação, integrado da Divisão de Modernização Administrativa do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital.

Numa primeira fase, os técnicos municipais vão mostrar, junto de cada freguesia, a utilização dos meios digitais na relação com o Município. De seguida, vai envolver-se a população neste processo, divulgando-se as potencialidades dos serviços disponibilizados. Os técnicos irão, depois, periodicamente, prestar assistência e esclarecimentos na utilização dos Serviços Online. Numa última fase, e após avaliação do decurso do projecto nas freguesias piloto, poderá expandir-se para outras freguesias do concelho que estejam receptivas.

Actualmente, a plataforma dos Serviços Online conta com cerca de 3.800 utilizadores registados e disponibiliza cerca de 110 formulários de requerimentos.

“Este é um projecto inovador, na medida em que o Município de Coimbra envolve directamente as freguesias numa parceria única para trazer mais qualidade de vida aos cidadãos de uma forma integrada, complementar e sustentável”, considera a Câmara.