Coimbra  19 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra leva companhia e livros à comunidade de S. João do Campo

1 de Abril 2022

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC), através da Biblioteca Municipal, vai implementar o projecto “Companhia & Livros voadores vão a casa dos leitores!”, a partir de segunda-feira (4).

O objectivo é de aproximar a população de S. João do Campo à oferta cultural proporcionada pela Biblioteca Anexa Municipal, instalada no 2.º andar do edifício da Junta de Freguesia. Pretende oferecer os serviços da Biblioteca em contexto domiciliário à comunidade circundante, que apresenta dificuldades de acesso ao equipamento municipal, por questões de mobilidade reduzida ou até por desconhecimento das suas potencialidades e das suas dinâmicas socioculturais.

Este serviço de proximidade à comunidade estará disponível todas as segundas-feiras, entre as 14h30 e as 17h00, nas ruas próximas da Biblioteca Anexa. Os interessados em acolher em suas casas o projecto poderão solicitar previamente o acesso a determinado livro ou jornal. Desta forma, a Biblioteca Anexa Municipal de S. João do Campo vai ao encontro do leitor levando “companhia & livros”. Os pedidos de adesão ao projecto deverão ser feitos através dos seguintes números de telefone: 239962208 ou 239702630.

Para além do empréstimo de livros pretende-se proporcionar companhia, fomentar a oralidade e fazer leituras (de jornais ou de obras literárias), de modo a combater o isolamento e a solidão junto da população de S. João do Campo. Abraçando a ideia de que as bibliotecas são espaços abertos a toda a comunidade, visando não apenas promover o livro e a leitura, este projecto cumpre assim um papel social relevante no processo de democratização, inclusão, combate ao isolamento e à solidão, sobretudo dos mais velhos.

Esta iniciativa vem juntar-se ao já habitual serviço prestado na Biblioteca Anexa de S. João do Campo, que disponibiliza às segundas-feiras (das 17h00 às 20h00) e nos restantes dias úteis da semana (das 14h30 às 20h00), além de um vasto acervo de livros, jornais e acesso à internet, uma oportunidade de acesso a momentos de convivialidade e de socialização entre diferentes gerações.