Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra lança inquérito à população sobre Resíduos Sólidos

5 de Julho 2024 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra lança inquérito à população sobre Resíduos Sólidos

A Câmara de Coimbra pretende que os cidadãos participem no desenvolvimento do Plano de Acção para a Estratégia de Resíduos Sólidos (PAPERSU) do concelho e, como tal, tem disponível um inquérito à população, anónimo e de preenchimento online, para aperfeiçoar a construção do documento final.

A autarquia apela, assim, à participação de todos, pois considera esse apoio fundamental para melhorar a eficácia da futura estratégia municipal em matéria da gestão de resíduos. Recorde-se que a Câmara de Coimbra pretende reciclar a totalidade dos resíduos urbanos produzidos no concelho até 2030.

O inquérito, que se encontra disponível para preenchimento anónimo no endereço electrónico https://forms.office.com/e/7HGCAYiAF2, é uma peça essencial para optimizar e para melhorar a eficácia da futura estratégia da Câmara Municipal em matéria da gestão de resíduos. Os dados reunidos servem para aperfeiçoar e finalizar o PAPERSU, que será depois submetido à Agência Portuguesa do Ambiente.

Recorde-se que a Câmara de Coimbra propõe, neste plano, um conjunto de medidas e de acções que visam essencialmente a prevenção, a reutilização e a reciclagem da totalidade dos resíduos urbanos produzidos na sua área territorial, contribuindo desta forma para o cumprimento das metas nacionais definidas para o horizonte 2030.

O Plano de Acção para a Estratégia de Resíduos Sólidos está enquadrado, legalmente, pelo Regime Geral de Gestão de Resíduos (preconizado pelo Decreto-Lei N.º 102-D/2020 de 10 de Dezembro) e em linha com a estratégia nacional e com as metas estabelecidas ao abrigo do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030.