Coimbra  26 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra homenageou piloto Filipe Albuquerque

1 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra homenageou piloto Filipe Albuquerque

A Câmara Municipal de Coimbra entregou, esta quinta-feira (01), uma medalha de reconhecimento ao piloto Filipe Albuquerque pela vitória das 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2.

“É o nosso reconhecimento público ao êxito de Filipe Albuquerque que levou os símbolos de Coimbra até longe”, afirmou Manuel Machado, presidente do Município, durante a cerimónia de entrega da medalha.

Manuel Machado recordou que o piloto português tem no capacete o símbolo da cidade de Coimbra, salientando o “orgulho” em ver Filipe Albuquerque vencer “uma longa, importante e tão prestigiada corrida”.

O piloto português, que já tinha sido homenageado pelo Município em 2018 pela sua vitória nas 24 Horas de Daytona, salientou que se orgulha de ter a Câmara de Coimbra representada no seu capacete uma vez que a considera parte da sua equipa.

Filipe Albuquerque fez, ainda, questão de salientar que não esquece as suas origens, considerando que esta é uma vitória de Coimbra também.

No final da cerimónia o piloto frisou a vontade que tem de ganhar o Campeonato da Europa e o Campeonato do Mundo, estando, neste momento, a liderar os dois.

Quanto a experimentar outras categorias do automobilismo, Filipe Albuquerque diz que isso não faz parte dos seus objectivos.

“Especializei-me na resistência. Vou querer ganhar as próximas provas e gostava de ganhar o Le Mans na geral”, afirmou.

O triunfo nas 24 Horas de Le Mans valeu ao piloto de Coimbra, que faz equipa com os britânicos Phil Hanson e Paul di Resta no Oreca, a conquista matemática da Taça do Mundo de Resistência na classe LMP2. Para que o título seja efectivo basta a Albuquerque alinhar à partida da última prova, que vai decorrer no Bahrein.

Esta foi a segunda vitória portuguesa na mais emblemática das provas de resistência na Europa depois de, em 2012, Pedro Lamy ter vencido a categoria GT AM.