A Câmara de Coimbra vai voltar a disponibilizar uma plataforma ‘online’ a todos os alunos e professores do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino público do concelho, para apoiar o ensino à distância, que arranca segunda-feira.
A autarquia lembra que, em Abril do ano passado, criou “uma plataforma ‘online’ de apoio ao ensino à distância, que foi logo disponibilizada no início do terceiro período desse ano lectivo”.
“Agora, depois de uma nova interrupção das actividades presenciais, como medida de combate à pandemia covid-19, a autarquia disponibiliza novamente, de forma gratuita, a E@D.Coimbra”, acrescenta, lembrando que, há dez meses que tem “mais de 1. 300 equipamentos informáticos (internet e tablets) disponibilizados aos alunos que deles necessitam”.
No total, a plataforma é disponibilizada a mais de 4 800 crianças, de 245 turmas, dos seis agrupamentos de escolas de Coimbra.
Desta forma, será possível “o trabalho em rede, em ambiente fechado e seguro, facilitando a partilha de conteúdos e a interacção necessária ao desenvolvimento de actividades educativas, bem como à sua monitorização e acompanhamento por parte dos docentes”.
Segundo a autarquia, a plataforma “integra recursos educativos e pedagógicos que permitem criar um ambiente inovador, interactivo e estimulante, com centenas de actividades multimédia, interactivas e dinâmicas, para serem utilizadas em casa, através das quais as crianças poderão aprender ao seu ritmo e de forma criativa”.