Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra colocou flores no Cemitério da Conchada

13 de Abril 2020 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra colocou flores no Cemitério da Conchada

A Câmara de Coimbra colocou, hoje, mais de um milhar de gerberas em todos os jazigos do Cemitério Municipal da Conchada, seguindo-se nos próximos dias a colocação de mais dois milhares nas campas e gavetões.

“O objectivo é minimizar a dor de todos aqueles que nestes tempos estão a cumprir com as regras do estado de emergência e o dever de confinamento como medida de contenção da pandemia da Covid-19 e, por isso, não podem ir ao cemitério”, refere o vereador Carlos Cidade.

“A ida ao cemitério é uma rotina, às vezes diária, para muitas pessoas, e neste momento em que é pedido maior confinamento, a autarquia tomou a iniciativa de colocar cerca de 1 000 gerberas, tendo também em consideração a quadra pascal”, esclarece o autarca.

O objectivo, segundo Carlos Cidade, “é dar maior conforto psicológico a todos os que não podem, nesta época, ir fisicamente ao cemitério, ajudando a diminuir essa angústia com este pequeno gesto que transmite que os familiares e amigos não estão esquecidos”.

Conforme esclarece, “no passado, para os povos Celtas, a gerbera seria sinónimo de diminuição das tristezas e das tensões da vida quotidiana”, acrescentando que “é essa a mensagem que a Câmara de Coimbra quer ajudar a passar com esta iniciativa, demonstrando que com o empenho da população a normalidade será retomada o mais brevemente possível”.