Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra cede antiga escola para Centro de Acolhimento

20 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra cede antiga escola para Centro de Acolhimento

Na próxima segunda-feira, dia 22 de Janeiro, a Câmara Municipal de Coimbra irá debater a proposta de cedência da antiga Escola EB1 de Vila Pouca de Cernache à Associação Nacional de Apoio a Jovens – AnaJovem. O objectivo é criar um centro de acolhimento destinado a pessoas em situação de sem abrigo. A formalização da cedência ocorrerá por meio de um protocolo com validade de 25 anos, durante os quais a AnaJovem assumirá todas as responsabilidades relacionadas com o edifício.

A AnaJovem, conhecida pelo seu trabalho na reinserção de dependentes de substâncias psicoactivas e outros grupos de risco, promoção da igualdade de género, prevenção da violência doméstica e de género, pretende expandir as suas actividades através da criação deste centro de acolhimento.

A antiga Escola de Vila Pouca de Cernache, situada na Rua do Barreiro, é composta por duas salas de aula, dois alpendres laterais, arrumos e instalações sanitárias, além de um amplo espaço exterior. Desde Setembro de 2007, o edifício não é utilizado para actividade lectivas, em conformidade com a Resolução do Conselho de Ministros 44/2010, que determinou o encerramento das escolas do 1º ciclo do ensino básico com menos de 21 alunos.

A AnaJovem assumirá as despesas relacionadas com ligações e consumos de água e energia eléctrica, seguros, contratos decorrentes da utilização do imóvel, bem como a manutenção do edifício conforme o plano aprovado pelos serviços municipais e a Câmara Municipal. A associação também ficará obrigada a apresentar anualmente o Plano de Actividades a ser desenvolvido nas instalações cedidas.