Coimbra  2 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra avança com reabilitação energética do Bairro da Conchada

22 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra avança com reabilitação energética do Bairro da Conchada

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, consignou, esta quarta-feira (21), a empreitada de reabilitação energética dos lotes 30, 32 e 50 do Bairro da Conchada, referente a 28 fracções.

Um investimento de mais de 500 000 euros que, segundo o Município, pretende optimizar a eficiência energética, diminuir o consumo de energia, reduzir a emissão de gases com efeito de estufa e aumentar o conforto térmico dos imóveis.

A obra inclui a aplicação de isolamento térmico no exterior e na cobertura, a aplicação de caixilharias com corte térmico e vidros duplos, a introdução de sistemas de produção de águas quentes sanitárias e a melhoria da iluminação nas zonas comuns.

A Câmara de Coimbra recorda, ainda, que tem em curso os procedimentos finais de contratação pública de mais duas grandes empreitadas para a reabilitação energética nos bairros do Ingote e da Rosa, também ao abrigo de uma candidatura ao Centro 2020 – Prioridade de Reabilitação nos Bairros Sociais (Eficiência Energética).

Quanto à obra do Bairro do Ingote, que diz respeito a 166 fracções, tem um investimento previsto de mais de 2,5 milhões de euros. Já a do Bairro da Rosa vai incidir em 222 fracções, num investimento superior a 2,9 milhões.

Em curso estão, também, os procedimentos de contratação pública para a requalificação do espaço público dos Bairros da Rosa, do Ingote e ex-IGAPHE (Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado), uma acção incluída no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.

Esta obra visa organizar o espaço público, criando homogeneidade nas diversas áreas, estando prevista, por exemplo, a criação de um parque de merendas. O Município prevê que esta intervenção tenha um investimento superior a 900 000 euros.