Coimbra  1 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra avança com novo regulamento para utilização da pista de atletismo

22 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra avança com novo regulamento para utilização da pista de atletismo

O Executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou a abertura do procedimento com vista à elaboração do projecto de “Regulamento de Funcionamento e Utilização da Pista de Atletismo do Estádio Municipal de Coimbra”, um documento que estabelece as regras de utilização da requalificada infraestrutura desportiva.

A empreitada de reabilitação da pista de atletismo do Estádio Municipal Cidade de Coimbra, que representa um investimento de 530 000 euros para o Município, está já na sua fase final e pretende dotar este equipamento das condições adequadas à prática desportiva de acordo com os normativos nacionais e internacionais, passando a pista a estar certificada para acolher competições oficiais e treinos de alto rendimento.

A infraestrutura vai dispor, ainda, da tecnologia “rekortan smartrack”, pioneira em Portugal, que foi doada pela empresa Polytan e que vai permitir a medição das performances dos atletas através de sensores ou via ‘smartphones’. Uma tecnologia que representa uma mais valia para apoio ao treino, tornando a pista de atletismo numa referência para estágio e competições.

Agora é preciso estabelecer as regras de funcionamento, utilização e cedência do equipamento desportivo, no estreito cumprimento da lei e de forma a que fique garantido o uso adequado da infraestrutura.

Assim, a Câmara de Coimbra deu início à abertura do procedimento com vista à elaboração do projecto de “Regulamento de Funcionamento e Utilização da Pista de Atletismo do Estádio Municipal de Coimbra”, bem como à participação procedimental, tendo os interessados um período de dez dias úteis para se constituírem como tal e apresentarem, por escrito, os seus contributos.

A pista de atletismo do Estádio Municipal Cidade de Coimbra é constituída por dois balneários (feminino e masculino), uma sala de foto-finish, dois arrumos para equipamento de atletismo, oito pistas com 400 metros de comprimento, duas pistas para salto em comprimento e salto triplo, uma pista coberta com 46,23 metros de comprimento, uma zona para salto em altura, duas zonas para salto à vara, uma zona de lançamento de martelo e disco e dois corredores para lançamento do dardo.

O espaço está em funcionamento todo o ano e pode ser utilizado em regime livre, para actividades promovidas ou apoiadas pela autarquia ou para cedência a entidades. Todos os utilizadores têm de ter um cartão de utente para aceder à pista, seja ele regular ou pontual, conforme está explícito no regulamento, que define outras normas de utilização e acesso ao equipamento municipal.

Recorde-se que a CM Coimbra avançou com a empreitada de reabilitação da pista de atletismo por esta apresentar um elevado estado de degradação, com anomalias ao nível do revestimento e da drenagem. Uma empreitada que visou recuperar a pista de atletismo de acordo com os normativos da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), de forma a que passasse a estar capacitada para acolher competições regionais, nacionais e internacionais, bem como para a iniciação ao atletismo e formação ao treino de alto rendimento. A intervenção começou pelo levantamento integral do revestimento sintético, correcção de todas as depressões existentes no pavimento e passou depois para as marcações e pinturas da pista e a reformulação do acesso à pista interior de aquecimento, que passa a ser por meio de rampa.