Coimbra  18 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra atribui medalhas de ouro no Dia da Cidade

1 de Julho 2021 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra atribui medalhas de ouro no Dia da Cidade

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou, em reunião extraordinária do Executivo, a atribuição de cinco distinções honoríficas.

O jornal “Diário de Coimbra”, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E., e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) vão receber a Medalha da Cidade, Grau Ouro.

Por sua vez, as empresas Bluepharma – Indústria Farmacêutica, S.A. e a Feedzai – Consultadoria e Inovação Tecnológica, S.A. vão ser homenageadas com a atribuição da Medalha de Mérito Empresarial, Grau Ouro.

A entrega destas condecorações vai decorrer no âmbito da sessão solene do Dia da Cidade de Coimbra, que se celebra a 4 de Julho em honra de Isabel de Aragão, Rainha Santa e padroeira da cidade, que vai ter lugar na antiga igreja do Convento São Francisco, com início pelas 10h30.

“Nestes tempos difíceis, de combate colectivo à pandemia da Covid-19, existem em Coimbra empresas e associações que resistem, que promoveram e continuam a promover a informação, o desenvolvimento e a solidariedade social, em prol de todos”, começou por dizer o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, que elaborou a proposta que foi aprovada por unanimidade e subscrita por todos os vereadores.

“A Câmara Municipal de Coimbra deve homenagear aqueles que não viram a cara à luta e que elevam o nome de Coimbra pela sua acção porque, nas palavras de Manuel Alegre, nesta nossa cidade ‘há sempre uma candeia, dentro da própria desgraça, há sempre alguém que semeia canções no vento que passa’”, destacou ainda o autarca, salientando que Coimbra é “resiliente, informada, solidária, activa e, acima de tudo, respeitadora do seu passado, mas consciente de que o futuro já está hoje a ser construído por cidadãos e cidadãs, pelas associações e pelas empresas, por todas e todos nós”.

Neste entendimento, continuou Manuel Machado, “homenageando as entidades que, de entre muitas outras, se têm destacado na vida da nossa cidade, a Câmara Municipal encoraja todos os demais que, com o seu labor e prestígio, têm contribuído para o engrandecimento de Coimbra e sua Região e presta um dever geral de gratidão à ação meritória das entidades que a seguir referenciamos”.

As distinções honoríficas do Município de Coimbra têm por finalidade homenagear publicamente pessoas singulares ou colectivas, nacionais ou estrangeiras, que contribuam para a elevação e dignificação deste Município, bem como aquelas que se distingam dos demais pelo seu reconhecido mérito, prestígio, cargo, acção, serviços ou contributos em prol da comunidade, conforme o disposto no Regulamento Municipal das Distinções Honoríficas (Edital n.º 23/2015).

Assim, a CM Coimbra aprovou por unanimidade a atribuição Medalha da Cidade, Grau Ouro, ao jornal Diário de Coimbra, ao IPO de Coimbra, e à APPACDM, e a atribuição da Medalha de Mérito Empresarial, Grau Ouro, às empresas Bluepharma e Feedzai. A entrega destas condecorações vai decorrer no âmbito da sessão solene do Dia da Cidade de Coimbra, que se celebra a 4 de julho em honra de Isabel de Aragão, Rainha Santa e padroeira da cidade, e que vai ter lugar na antiga igreja do Convento São Francisco, com início pelas 10h30.