Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra assinala Dia Internacional da Mulher

4 de Março 2022 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra assinala Dia Internacional da Mulher

Na próxima terça-feira, dia 08 de Março, assinala-se o Dia Internacional da Mulher. Nesse âmbito, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai assinalar a efeméride com uma programação diversa.

Pelas 10h00, a Câmara de Coimbra vai evocar o percurso de vida de quatro mulheres que marcaram a história da cidade, através de uma visita comentada que passará por alguns dos lugares associados à memória dessas mulheres e que contará com a participação das vereadoras Ana Bastos e Ana Cortez Vaz. A participação iniciativa é gratuita, mas limitada a 20 inscrições.

Num itinerário com a duração de cerca de meia hora, com início no exterior do Centro Comercial Avenida e término na Praça 8 de Maio, serão lembradas Judite Mendes de Abreu, a primeira e única mulher até hoje eleita presidente da CM de Coimbra e da Assembleia Municipal; Amélia Janny, apelidada por Ramalho Ortigão de “cisne do Mondego”, poetisa ímpar do Romantismo coimbrão da segunda metade do século XIX; Luísa de Jesus, a última mulher a ser executada em Portugal, cujos crimes hediondos chocaram a sociedade Setecentista; e Sebastiana da Luz, uma mulher do povo com um invulgar espírito empreendedor que a levou a tornar-se credora de nobres e mercadores da cidade do Mondego.

Já na Casa da Escrita vai realizar-se, pelas 18h00, uma conferência, de entrada livre, com Margarida Mano, Susana Pitta Soares e Liliana Pimentel. Três mulheres que vão partilhar com o público vivências que marcaram os seus percursos profissionais e académicos.

No dia 08 de Março, pelas 10h00, está prevista uma inauguração simbólica, com a participação da vereadora Ana Cortez Vaz, da subcomissária do PNA, Sara Brighenti, e de Clara Camacho, da Direcção-Geral do Património que, dentro da equipa do PNA, assegura a articulação com a Rede Portuguesa de Museus. Os primeiros participantes são de uma turma da Escola Secundária de Avelar Brotero, incluindo alunos surdos que serão acompanhados da sua intérprete de Língua Gestual Portuguesa.