Coimbra  21 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra assina acordo de cooperação no Senado Federal do Brasil

17 de Abril 2024 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra assina acordo de cooperação no Senado Federal do Brasil

A Câmara de Coimbra, o Senado Federal do Brasil e a Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA) assinaram um protocolo de cooperação internacional

Este protocolo é no âmbito da valorização e da difusão da língua portuguesa como veículo de integração e expressão cultural, considerado “vector fundamental para o fortalecimento das relações entre Coimbra e o Brasil”.

A assinatura, que decorreu terça-feira, no Senado Federal do Brasil, em Brasília, contou com a presença do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, do presidente do Senado Federal do Brasil, Rodrigo Pacheco, e do presidente da APBRA, José Manuel Diogo.

O Acordo de Cooperação, aprovado na reunião de Câmara de 20 de Março, cria as condições para desenvolver iniciativas conjuntas e de intercâmbio entre as comunidades de língua portuguesa, abrangendo desde eventos culturais até programas educativos que sublinhem a riqueza e a pluralidade da lusofonia.

O plano de acção deste acordo de cooperação contribui significativamente para o sucesso do projecto da cidadania da língua, através da concretização de acções que promovam a diversidade da lusofonia, assim como revela a aposta de Coimbra no reforço das relações com as instituições brasileiras – municipais, estaduais e federais – num programa de actuação estratégica, fundado na valorização da língua portuguesa, que fomenta as relações económicas, comerciais, culturais e turísticas entre os dois países.

A vigência deste acordo teve início na data da sua assinatura e vigorará por 20 meses, podendo ser prorrogado por igual período, por acordo entre as partes.

Em Abril de 2022, a Câmara de Coimbra, o Senado Federal do Brasil, a Universidade de Coimbra e a APBRA já tinham assinado um protocolo de cooperação internacional no âmbito das comemorações oficiais do bicentenário da independência do Brasil.

Sublinhe-se que o Município de Coimbra atribuiu, a 12 de outubro de 2023, a Medalha da Cidade, Grau Ouro, ao senador e presidente do Senado Federal do Brasil, Rodrigo Pacheco, num acto muito simbólico e importante para Coimbra, cidade ligada umbilicalmente ao Brasil, assim como às suas instituições e cidadãos.

A aproximação institucional entre Coimbra e o Brasil reforça o papel do Município no trabalho desenvolvido em torno da língua portuguesa, consolidando o papel de Coimbra como plataforma cultural e educativa que dinamiza as relações entre os países lusófonos