Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra apoia realização do Festival Apura de criação artística

3 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra apoia realização do Festival Apura de criação artística

O Executivo da Câmara de Coimbra vai analisar e votar, segunda-feira, uma proposta de apoio de seis mil euros à Associação Cultural Apura para a realização da quarta edição do Festival Apura, que vai decorrer de 21 a 23 de Setembro.

O apoio municipal ao Festival Apura é justificado pelo seu papel na valorização da criação artística local e emergente, promoção do acesso livre à criação e fruição culturais, bem como a dinamização de espaços de reconhecido interesse patrimonial, histórico e cultural.

A edição deste ano do Festival Apura tem como mote “Apura o teu underground” e apresenta obras artísticas de dimensão local, nacional e internacional.

O evento contempla cerca de 50 projectos artísticos convidados e, à semelhança das edições anteriores, realiza-se um warm-up na semana que antecede o Festival, mais concretamente nos dias 12, 13, 14 e 17 de Setembro. Este momento integra um cool-down, que tem como objectivo desenvolver a apresentação e criação de obras artísticas em parceria com agentes culturais locais, de forma a fortalecer laços entre o festival e a associação cultural e os diversos artistas e actores do meio cultural de Coimbra.

A apoio municipal ao Festival Apura, que será agora analisado na reunião do Executivo municipal, está previsto nas Grandes Opções do Plano. O evento, criado em 2018, é um projeccto de arte e música independentes, que resulta da união de esforços entre artistas, entidades e agentes culturais e sociais de Coimbra. O evento é gratuito.