Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra apoia Queima das Fitas em mais de 60 mil euros

20 de Maio 2023 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra apoia Queima das Fitas em mais de 60 mil euros

A Câmara de Coimbra vai apoiar a realização da Queima das Fitas, através de apoios e isenções de taxas, no montante global de 61.320 euros.

Este apoio total corresponde a apoios logísticos, no valor de 55.117 euros, a licenciamentos, que representam 1.143 euros, e apoios dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), com 5.099 euros.

A autarquia tem um custo de 55.117 euros com a logística necessária para a realização do evento, montante esse que se divide da seguinte forma: 14.677 euros para apoio na prevenção e segurança dos eventos e abastecimento de água para refrigeração dos espaços; 8.856 euros para apoio na prevenção e segurança dos eventos, a prestar pela Polícia Municipal; 22.630 euros para limpeza e recolha de resíduos produzidos nos eventos; 2.063 euros para manutenção de espaços verdes envolventes à Praça da Canção; 2.063 euros para manutenção e regularização do recinto da Praça da Canção; e 4.800 euros para o fornecimento de energia eléctrica e de água na Praça da Canção. A este montante acresce ainda um apoio de 1.143 euros relativo à isenção de taxas.

Quanto à isenção de pagamento de taxas dos concessionários presentes dentro do recinto, o procedimento seguido em anos anteriores tem sido de considerar a cedência do espaço da Praça da Canção apenas à AAC, tendo todos os agentes económicos a quem a organização do evento concessiona o espaço para aí exercerem actividades económicas, designadamente os operadores de equipamentos de diversão e de restauração e bebidas de carácter não sedentário, vindo requerer junto da Câmara Municipal os respectivos licenciamentos e pagar as taxas devidas, tal como se lê na informação técnica.

A par do apoio da Câmara de Coimbra, a Associação Académica de Coimbra (AAC) deverá apresentar um termo de responsabilidade no qual se comprometa à reposição dos locais municipais, de domínio público e privado do Município, nos quais se realizam os eventos, nos exactos termos e condições em que os encontrou, respondendo por quaisquer danos decorrentes dos eventos a realizar, e apresentar um seguro de responsabilidade civil, no valor de 500.00 euros, que abranja todos os eventos da Queima das Fitas 2023, refere-se na informação.

Recorde-se ainda que, na última Reunião de Câmara, de 8 de Maio, foi aprovado o apoio da autarquia aos eventos desportivos inseridos no programa da Queima das Fitas com 23.252 euros, através de contratos programa e isenções do pagamento de taxas.

Já os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão disponibilizar dois circuitos especiais de transporte nocturno para apoio à Queima das Fitas, que decorre até 26 de Maio. O acesso é gratuito e as duas linhas vão ligar, durante a noite e a madrugada, as imediações da Praça da Canção a diversos pontos da cidade, a partir da meia-noite, excepto nos dias 20 e 21. Nestes dias, devido aos condicionamentos dos concertos dos Coldplay, as rotas começam à 1h30.