Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra apoia quatro instituições sociais

2 de Abril 2022 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra apoia quatro instituições sociais

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira (4), quatro propostas de apoio financeiro a três instituições de solidariedade social e uma associação do concelho, num valor global de 58.106 euros. Estes apoios, atribuídos no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS), destinam-se a apoiar a execução de um Programa Operacional pelo Centro Social de Pais e Amigos da Escola (CASPAE) de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (41.219 euros); a apoiar o projecto “Apartamento Partilhado para População Sem-Abrigo” (9.359 euros); a obras de beneficiação no salão do equipamento social onde funciona a creche e jardim-de-infância S. Miguel, uma resposta social do Centro de Assistência Paroquial de Santa Cruz (4.293,98 euros); e a aquisição de um Sistema de Águas Quentes Sanitárias para a Associação Famílias Solidárias com a Deficiência (3.234 euros).

A CM Coimbra vai apoiar três instituições de solidariedade social do concelho de Coimbra, através do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS), num valor que totaliza 48.747 euros.

O CASPAE vai receber um apoio financeiro no valor de 41.219,55 euros para comparticipar a implementação do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) no Concelho de Coimbra, através da celebração de um Contrato-Programa de Desenvolvimento Social, a celebrar entre o Município de Coimbra e a instituição. Segunda a informação técnica, o apoio financeiro vai permitir que o CASPAE, em parceria com outras entidades que constituem o consórcio do POAPMC, “prossiga o apoio alimentar às cerca de 1.800 pessoas em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica” e “promova a capacitação das pessoas beneficiárias do programa para a adequada gestão e selecção dos géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade, prevenindo o desperdício alimentar e a optimização da gestão do orçamento familiar”.

Já a associação Integrar vai receber um apoio financeiro municipal de 9.359,97 euros, para comparticipar as obras de beneficiação e a aquisição de equipamento para o desenvolvimento do projecto “Apartamento Partilhado para População Sem-Abrigo”. O apoio solicitado pela associação prevê a “concretização de obras de beneficiação das instalações e aquisição de equipamento para o atual Apartamento Partilhado para pessoas em situação de sem abrigo, a funcionar na rua Manuel Silva Gaio (em Coimbra), com capacidade actual para três pessoas; e a concretização de obras de beneficiação das instalações e aquisição de equipamento para o Apartamento Partilhado para pessoas em situação de sem abrigo, recentemente adquirido pela associação Integrar, em Assafarge, com capacidade para duas pessoas”, pode ler-se na informação técnica dos serviços municipais.

Por sua vez, o Centro de Assistência Paroquial de Santa Cruz vai receber 4.293,98 euros para permitir a substituição do chão do salão do equipamento social onde funciona a creche e jardim-de-infância S. Miguel. Este apoio “contribuirá para que a instituição continue a dinamizar actividades, tais como ginástica, música, entre outras, com as condições de segurança exigidas, junto das crianças que frequentam as respostas sociais”, pode ler-se na informação técnica dos serviços.

Já a Associação Famílias Solidárias com a Deficiência vai receber 3234,03 euros, que permitirá apoiar a aquisição de um Sistema de Águas Quentes Sanitárias. Este apoio possibilitará que as pessoas com deficiência, que frequentam as respostas sociais dinamizadas pela associação, possam continuar a usufruir de um equipamento social com as condições de qualidade e apropriadas para as actividades desenvolvidas pela instituição.