Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra apoia Associação de Paralisia Cerebral com 10 mil euros

7 de Julho 2024 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra apoia Associação de Paralisia Cerebral com 10 mil euros

O apoio municipal de 10 mil euros à Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) para a requalificação das infraestruturas desportivas, é apreciado, este segunda-feira, em reunião de Câmara.

Trata-se de apoiar o ginásio e piscina no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, no Vale das Flores, pretendendo-se, com esta intervenção, a melhoria das condições de prática de actividade física e desportiva, em particular dos praticantes de Boccia, bem como colmatar algumas deficiências decorrentes da degradação ao longo dos anos.

O ginásio da APCC foi inaugurado em 1995 e dá resposta a mais de 140 pessoas com deficiência, semanalmente, com treinos de Boccia e preparação física para as modalidades de natação e tricicleta. Oferece, ainda, um conjunto de serviços e de respostas para pessoas portadoras de deficiência e respectivas famílias, havendo áreas, das suas instalações, mais degradadas devido a infiltrações com danos consideráveis ao nível do pavimento, facto que requer obras de requalificação.

Assim, segundo a proposta dos serviços, o apoio municipal, no valor de 10 mil euros, vai ser formalizado através da celebração de um contrato-programa, com vista à qualidade de vida, no sentido de alcançar resultados desportivos de alto rendimento e, ao mesmo tempo, para procurar combater o sedentarismo e a obesidade, desenvolver a autonomia e a independência, melhorar as qualidades físicas e mentais, captar novos praticantes e estimular o desenvolvimento de modalidades diversificadas.

A APCC coloca à disposição das pessoas com deficiência uma área especializada para o desporto adaptado trabalhando em articulação com outras entidades como a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto e Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual.