Coimbra  20 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra aplica 670 000 euros no arranjo de passeios

23 de Janeiro 2020 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra aplica 670 000 euros no arranjo de passeios

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) anunciou que tem em curso uma empreitada de requalificação de passeios na cidade, que representa um investimento de 676 473 euros (IVA incluído).

Estes trabalhos estão em fase de conclusão nas avenidas de Fernando Namora e de Aristides Sousa Mendes e arrancaram hoje na rua de Pedro Nunes, junto ao CoimbraShopping, sendo que se vai prolongar até à zona do Instituto Pedro Nunes, passando pelo Conservatório de Música, Escola Secundária da Quinta das Flores e Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

As vias que ainda vão ser intervencionadas no âmbito desta empreitada são: Avenida Dr. Afonso Romão (no sentido descendente entre a rotunda do Pediátrico e a rotunda da Avenida Gouveia Monteiro); Avenida Afonso Henriques (junto à Escola Secundária José Falcão); Rua de Montarroio; Rua Marnoco e Sousa; Rua Aires de Campos; Rua Fernando Melo; Rua Sousa Refoios; Rua Castro Matoso; e Couraça de Lisboa.

Segundo a CMC, esta empreitada pretende “requalificar, regularizar e reconstruir passeios, repondo as condições de circulação, com conforto e segurança, suprimindo também restrições à mobilidade, como os desníveis em caldeiras de árvores, por exemplo”.

“Os passeios serão também rebaixados junto às passadeiras e será incluído o pavimento podotáctil de alerta, em mosaico hidráulico porcelânico, de forma a orientar os invisuais e amblíopes na travessia de via”, refere a CMC.

Nesta empreitada foi ponderado o estado de degradação dos passeios, sobretudo na zona urbana da cidade, e o seu grau de utilização em termos de circulação pedonal.