Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra adjudica por 3 milhões 3.ª fase de reabilitação do Bairro de Celas

15 de Dezembro 2023 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra adjudica por 3 milhões 3.ª fase de reabilitação do Bairro de Celas

O executivo da Câmara de Coimbra vai deliberar, na segunda-feira, sobre a proposta de adjudicação da terceira fase da reabilitação do Bairro de Celas, no valor de cerca de três milhões de euros.

A empreitada, que tem um custo de 3,17 milhões de euros (ME), terá um prazo de execução de 480 dias e prevê a reabilitação de 27 habitações, afirmou a Câmara de Coimbra.

As habitações, de tipologia T2 e T3, encontram-se no Bairro de Celas, conjunto habitacional construído em meados do século XX, para realojar as pessoas afectadas pelas demolições realizadas pelo Estado Novo para a construção da cidade universitária, na Alta de Coimbra.

“O processo de reabilitação tem como objectivo intervir nas habitações municipais existentes, para que cumpram os requisitos legais de habitabilidade”, salientou o município.

A empreitada, adjudicada à empresa Certificoimbra, corresponde à terceira fase de reabilitação das habitações daquele bairro.

No conjunto de todas as fases de reabilitação, será possível requalificar a totalidade das 100 moradias originais do Bairro de Celas e “construir ainda uma nova moradia num lote actualmente ocupado por construções desqualificadas e não legalizadas”, explicou a autarquia.

Esta terceira fase de reabilitação é apoiada pelo 1.º Direito, programa de apoio ao acesso à habitação, criado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).