Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra adjudica a consórcio um plano de mobilidade para o concelho

6 de Março 2024 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra adjudica a consórcio um plano de mobilidade para o concelho

A Câmara de Coimbra adjudicou a um consórcio de duas empresas a elaboração de um plano de mobilidade urbana sustentável para o concelho, por 105 mil euros, que deverá ser apresentado em 2025.

A elaboração do plano, cujo concurso foi lançado ainda pelo anterior executivo, em Julho de 2021, foi adjudicada, no final de Fevereiro, ao consórcio composto pelas empresas Figueira de Sousa e Engimind.

As duas empresas, com experiência no desenvolvimento deste tipo de instrumentos estratégicos, terão agora um prazo de um ano para elaborar o plano.

A vereadora com o pelouro da mobilidade da Câmara de Coimbra, Ana Bastos, disse à agência Lusa que o plano já está atrasado, face a um processo de adjudicação moroso, em que as empresas que ficaram em primeiro e segundo lugar acabaram por não aceitar a adjudicação.

Do plano a ser desenvolvido, “sairá uma estratégia de mobilidade urbana sustentável”, fundamental “não apenas para a orientação da intervenção da Câmara de Coimbra, mas para fins de financiamento”, salientou.

O instrumento vai contar com directivas na área da mobilidade pedonal, ciclável, transporte colectivo ou individual, aclarou.

Para Ana Bastos, com o avançar das políticas europeias e nacionais em torno da mobilidade e da neutralidade carbónica, antevê-se um plano em que modos de transporte suaves prevaleçam, nomeadamente em zonas mais condicionadas e históricas.

O plano terá também uma fase de caracterização e diagnóstico dos problemas de mobilidade do concelho, acrescentou.