Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Cantanhede recebe selo de mérito pelo apoio aos cuidadores informais

14 de Julho 2023 Jornal Campeão: Câmara de Cantanhede recebe selo de mérito pelo apoio aos cuidadores informais

No âmbito da 2.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), o Município de Cantanhede viu ser-lhe atribuído o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais. Para esta distinção, referente ao biénio 2022/2023, contribuiu a adopção das melhores práticas e de medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

“O Município de Cantanhede reconhece a importância de apoiar os cuidadores, pois desta forma estes também podem dar qualidade de vida às pessoas cuidadas”, entende a vereadora da Acção Social e Saúde da Câmara Municipal, Célia Simões, que destaca “o empenho e competência das equipas da autarquia e dos diversos parceiros”, que culminou com o reconhecimento das políticas municipais concretizadas neste domínio.

Recorde-se que Cantanhede tem no terreno desde Julho de 2020, o projecto CuidIn, uma referência a nível nacional no âmbito dos cuidadores informais. Até ao momento, estão registados 727 cuidadores informais no concelho, cujos perfis foram identificados através dos dados recolhidos nas 453 entrevistas de diagnóstico aplicado.

A partir do segundo semestre de 2022, o CuidIn desenvolveu acções de capacitação/formação gratuitas, dinamizadas por técnicos da Rede Local CuidIn, junto dos cuidadores informais distribuídos pelas 14 freguesias do concelho.

As sessões foram dinamizadas por uma equipa multidisciplinar composta por 122 monitores (assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, gerontólogos, animadores socioculturais, entre outros) tendo por base um programa psicoeducativo. Destas acções resultaram 194 cuidadores informais capacitados, dos quais 169 já foram alvo de uma entrevista de avaliação de impacto após a capacitação.