Coimbra  29 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Cantanhede investe oito milhões na requalificação da rede viária

13 de Maio 2020 Jornal Campeão: Câmara de Cantanhede investe oito milhões na requalificação da rede viária

Toda a rede viária do concelho de Cantanhede vai ser alvo de requalificação, um investimento da Câmara Municipal que ascende aos oito milhões de euros.

“A rede viária do Concelho de Cantanhede está manifestamente degradada e com necessidade de reabilitação premente pelo que foi definido um plano de intervenções que visa a reabilitação da mesma e que será aplicado nas diferentes freguesias / uniões de freguesias do Concelho”, referiu Helena Teodósio, presidente do Município.

Assim, está já aberto o concurso para a intervenção nas estradas da União das Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima (nas ruas Central Norte; Central Sul; Joaquim Vila Ramos e na rua Dr. Luís Rosete) e nas freguesias da Tocha e da Sanguinheira (trecho da rua das Escolas; rotunda da EM583 à passagem sobre a A17; passagem sobre a A17 a Tavaredes, incluindo transversais à EM583), no valor global de mais de 636 000 euros e um prazo de execução de 120 dias.

Segundo a autarquia, “importa referir que nestas obras, as intervenções a desenvolver são: trabalhos preparatórios pontuais, de tratamento, fresagem, reforço e regularização do pavimento existente, reabilitação da drenagem pluvial, aplicação de camada de pavimento betuminoso e execução de sinalização horizontal”.

Rotunda homenageia quem está na linha da frente do combate à pandemia

Ainda recentemente, a autarquia realizou obras de fundo na entrada nascente da cidade, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários, onde se inclui uma nova rotunda e o arruamento paralelo ao espaço de feiras.

Neste local, agora com novo “ar” e cujo propósito primordial era dar maior escoamento ao trânsito na entrada de Cantanhede, a autarquia decidiu, igualmente, aproveitá-lo para prestar uma homenagem a quem esteve e está na linha da frente do combate à pandemia de covid-19.

Assim, no centro da rotunda está colocada uma escultura que tem como nome “Poema à Vida”, uma obra que saiu do Simpósio da Pedra, realizado no Museu, da autoria de Abílio Febra.

“O tema ‘Poema à Vida’ não poderia ter melhor oportunidade que este momento de pandemia”, afirmou a autarca, Helena Teodósio, que assumiu esta escultura e a colocação naquele local específico como “uma homenagem a todos os cidadãos, autarcas, IPSS’s, profissionais de saúde, bombeiros e forças policiais que, nesta fase dura das nossas vidas, sempre colocaram o seu dever à frente da sua própria vida, combatendo este vírus com todas as suas forças”.

A presidente da Câmara justificou desta forma a colocação da escultura “Poema à Vida” naquele local, que é de passagem diária de milhares de pessoas que trabalham na cidade e que a visitam.

Rotunda homenagem - poema à vida