Coimbra  19 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Cantanhede e Hospital Arcebispo João Crisóstomo reforçam cooperação

30 de Março 2021 Jornal Campeão: Câmara de Cantanhede e Hospital Arcebispo João Crisóstomo reforçam cooperação

O Município de Cantanhede e o Hospital Arcebispo João Crisóstomo celebraram dois protocolos, um para apoiar o cuidador informal e outro para potenciar os recursos das duas entidades.

Os acordos foram formalizados pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, e pela presidente do Conselho de Administração do HAJC, Diana Breda, no decurso de uma reunião realizada no salão nobre dos Paços do Concelho, também com a participação da vereadora da Saúde e Acção Social, Célia Simões.

O primeiro protocolo foi celebrado no âmbito do “Projecto Cuidln”, que consiste “ em apoiar e zelar dos cuidadores informais através de uma rede integrada de capacitação e qualificação de quem desempenha essa função”, refere a Câmara Municipal de Cantanhede, adiantando que no município cerca de 450 pessoas têm alguém dependente a seu cargo.

A iniciativa parte do princípio de que a experiência de ambas as entidades, uma no domínio da intervenção social, outra no campo da saúde, pode ser potenciada no apoio ao cuidador informal através de uma cooperação institucional favorável à rentabilização dos recursos existentes. Este objectivo irá materializar-se no projecto “Dar a Mão ao Cuidador”, pretendendo-se articular a acção dos cuidadores informais com a equipa multidisciplinar de cuidados paliativos do HAJC, estando prevista, nesse âmbito, a criação do Gabinete do Cuidador Informal do Doente Paliativo. Conforme consta do protocolo, a Câmara Municipal, através do “Projeto Cuidln”, irá referenciar ao gabinete os cuidadores do foro paliativo, assegurando-se de que estes autorizam expressamente a cedência dos dados pessoais e que conhecem a finalidade e o âmbito daquela cedência.

Por seu lado, o HAJC, através do Gabinete do Cuidador Informal do Doente Paliativo, implementará a dinamização de actividades e intervenções, por parte da respectiva equipa multidisciplinar, em colaboração com a rede de apoio à comunidade de cuidadores, no sentido de ser encontrada a resposta mais adequada às necessidades de cada caso.

O outro protocolo celebrado entre o Município de Cantanhede e o Hospital Arcebispo João Crisóstomo consiste na criação de condições favoráveis à rentabilização de produtos de apoio, ou seja, instrumentos e dispositivos fundamentais para a promoção e compensação ou atenuação das limitações funcionais e restrições das pessoas com deficiência e/ou incapacidades, cuja gestão é coordenada pelo Instituto Nacional de Reabilitação (INR).

O acordo estabelece que que o HAJC ceda à Câmara Municipal os produtos de apoio que tem actualmente armazenados sem utilização no hospital, a fim de serem integrados no parque de produtos de apoio com gestão centralizada a nível municipal. Ao Município de Cantanhede compete proceder à sua higienização e manutenção, assumindo os inerentes encargos financeiros, cabendo-lhe, ainda, entregá-los às pessoas que comprovem, mediante declaração médica, serem portadoras de deficiência e/ou incapacidades, processo que será desencadeado em colaboração com o HAJC, o Centro de Saúde de Cantanhede e a Segurança Social.