Coimbra  14 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Arganil instala nova cobertura e pavimento em Centro Escolar

20 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Câmara de Arganil instala nova cobertura e pavimento em Centro Escolar

A Câmara Municipal de Arganil instalou uma nova estrutura de ensombramento e um novo pavimento sintético no Jardim de Infância e EB1, proporcionando aos 69 alunos um “recreio mais cómodo, acolhedor e seguro”, representando esta obra um investimento de quase 15 000 euros.

Os trabalhos incluíram a remoção do antigo pavimento sintético, no exterior do edifício do pré-escolar, que se encontrava degradado, e a aplicação de um novo pavimento de borracha, representado um investimento de 6 500 euros. Já a cobertura em tela PVC, impermeável e à prova de humidade, instalada sobre o novo pavimento, rondou os 8 000 euros.

Para Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, os melhoramentos realizados são “um contributo muito positivo para a melhoria de um recinto onde as crianças têm liberdade para ser realmente crianças e espaço para a diversão, para o convívio e também para a aprendizagem”. Para além disto, o Executivo realçou que as obras feitas irão permitir que as crianças possam brincar no exterior durante todo o ano, mesmo quando as condições meteorológicas forem desfavoráveis.

O Executivo referiu, ainda, que vai investir mais de um milhão de euros na educação, ao longo de 2021. Em causa estão a melhoria das condições de funcionamento dos espaços para acolhimento dos alunos, medidas e projectos de valorização do percurso académico, a promoção do sucesso educativo, a cedência de transportes escolares gratuitos ou o fornecimento de refeições, lanches e fruta.

 

Município demorou menos tempo a pagar aos fornecedores em 2020

Em 2020, Câmara Municipal demorou menos tempo a pagar aos seus fornecedores do que em 2019, reduzindo o prazo médio de pagamento de 12 para quatro dias.

Para o presidente da Câmara, pagar a tempo e horas é “um necessário e essencial gesto de respeito para com as nossas empresas, permitindo-lhes assegurar necessidades emergentes e os seus próprios compromissos sem sobressaltos numa fase bastante exigente como a que atravessamos”.

A postura cumpridora da autarquia “constitui uma forma de apoio aos empresários e às famílias do concelho, que vêem, assim, os seus rendimentos serem assegurados atempadamente”, frisou Luís Paulo Costa.

Depois de, em 2015, ser o primeiro Município do país a integrar o movimento “Pagamento Pontual a Fornecedores”, Arganil ostentou, em 2020, pelo sexto ano consecutivo, o selo “Compromisso Pagamento Pontual”, atribuído pela Associação Cristã de Empresários Gestores (ACEGE), em parceria com o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) e a Confederação Empresarial de Portugal (CIP).

Segundo o Executivo, que se assume “um exemplo em matéria de políticas de pagamento”, a actuação da autarquia consiste na adopção de práticas que confiram segurança e protejam o emprego das famílias.